Comitiva da UFPR visita universidade alemã

Alunos da UFPR em Ingolstadt Matheus Zimmermann, Paula Moralles, Amanda Biacchi Eloy Vicente Ibanez, reitor Zaki Akel Sobrinho e coordenador de Engenharia Elétrica da UFPR Ewaldo Mehl

A comitiva da UFPR que está na Europa visando estabelecer parcerias na implantação do curso de Engenharia Automotiva esteve nesta segunda-feira (22) na Universidade de Ingolstadt, na Alemanha.

Além dos cursos de graduação e de pós-graduação na área automotiva, a Universidade de Ingolstadt é conhecida como um centro de excelência na área de segurança veicular. Em 2012, a universidade alemã criou o projeto de pesquisa “Aware”, envolvendo a UFPR e a Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto prevê um total de € 761.360 em recursos para a formação de pessoal, a serem utilizados no período de 2013 a 2016.

O principal objetivo da visita a Ingolstadt foi discutir as ações que deverão ser tomadas este ano, dentro do projeto Aware. Em junho, três professores da UFPR deverão ir à Alemanha e no mês seguinte, a Universidade Ingolstadt vai oferecer vagas em um curso de verão sobre tecnologia automotiva e aeroespacial para alunos da UFPR. Está prevista também a visita de pesquisadores alemães ao Brasil, em setembro.

Durante a visita, o reitor Zaki Akel Sobrinho teve a oportunidade de se encontrar com um grupo de alunos da UFPR que estão estudando em Ingolstadt através do programa do Governo Federal “Ciência sem Fronteiras”.

Com informações do professor Ewaldo Mehl.