Comitiva da UFPR debate cooperação com ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique

Também estiveram presentes na reunião os professores da UFPR, Dartagnan Baggio Emerenciano, que coordena o curso de Engenharia Florestal e o convênio entre a instituição brasileira e a UEM, e Nelson Carlos Rosot, do Departamento de Ciências Florestais da UFPR e diretor do Nimad.

Além de debater possíveis parcerias em diversos setores, a audiência identificou duas áreas que requerem parcerias imediatas: a de biomassa/bionergia e a de utilização de Veículos Aereos Não Tripulados (Vants) para monitoramento de danos ambientais e de proteção florestal em Moçambique.

O reitor fará contato com os pesquisadores da UFPR que atuam na área de biomassa e bioenergia para informar os detalhes para o estabelecimento de possíveis parcerias e projetos de pesquisas conjuntas.

O professor Dartagnan atuará na definição dos objetivos de aplicação e dará início ao projeto de construção do primeiro VANT moçambicano.

Zaki Akel Sobrinho também destacou a atuação do curso de Engenharia Florestal da UFPR em Moçambique, e informou ao ministro que a cooperação técnica na área florestal entre os dois países começou em 1980, através de um convênio formalizado entre a universidade paranaense e a Universidade Eduardo Mondlane, com a colaboração da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério de Relações Exteriores.

A cooperação consistiu em treinamento de técnicos e professores moçambicanos, de acordo com metodologias brasileiras adaptadas à realidade do país, investigação conjunta em manejo de florestas naturais tropicais e de florestas plantadas, e estabelecimento de normas técnicas em tecnologia da madeira.

Reabilitação do Cefloma

Em cerimônia realizada na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane, foi oficializado o início do projeto de reabilitação do Centro de Florestal de Machipanda (Cefloma).

Em cerimônia presidida pelo reitor da UEM, Filipe José Couto, e com as presenças do embaixador brasileiro no país e dos integrantes da comitiva da UFPR, os reitores de ambas as universidades destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento de Moçambique e para a formação de profissionais nas áreas de agronomia e engenharia florestal.

Zaki Akel Sobrinho ressaltou a importância do apoio técnico e científico da Fundaçao de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef) e do curso de Engenharia Florestal da UFPR.

As metas do projeto foram apresentadas pelo professor Dartagnan, que lembrou as pessoas que iniciaram os trabalhos no Cefloma, os professores Fernando Saravia e José Rodrigues Pereira. Lembrou ainda as metas do convênio e a atual coordenação da parte moçambicana, a cargo do professor Agnelo dos Milagres Fernandes.

Dartagnan Baggio Emerenciano pretende formalizar acordo para permitir estágios de estudantes do curso de Engenharia Florestal da UFPR no Cefloma, a partir de julho de 2011. Para tanto, solicitará apoio financeiro do Ministério da Educação, da ABC e do PNUD.

Encontro da comitiva da UFPR com o ministro moçambicano de Ciência e Tecnologia
Foto: Mario Falcão / Faef/UEM

Lançamento do projeto de reabilitação do Cefloma
Foto: Carlos Joaquium Cumbane / UEM