Comissão de negociação se reúne com professores

A comissão de negociação da Reitoria da UFPR se reuniu no final da tarde desta segunda-feira (29) com o comando da greve dos docentes para discutir as pautas emergenciais do movimento. Na manhã de hoje, a comissão já havia entregue aos grevistas uma resposta às pautas. Após a avaliação do texto pelo comando de greve, foi realizada nova reunião para a definição dos pontos e a legitimação das partes em que ambos os lados chegaram a um acordo.

O ponto de maior evolução foi a questão da progressão da carreira docente. A solicitação dos professores é que exista maior agilidade no processo, fato que, segundo o movimento, já ocorre em outras universidades. O pedido foi acatado pelos representantes da universidade. A comissão de negociação também se comprometeu a definir prazos para a avaliação dos estágios probatórios. Ambas as partes concordam que é importante garantir a estabilidade na carreira docente.

Outra questão importante abordada durante a reunião foi a carga horária dos professores. O movimento grevista pede uma carga horária de no máximo 12 horas/aula por semana a cada professor com dedicação exclusiva. Segundo a pró-reitora Maria Amélia Sabbag, presidente da comissão de negociação, é preciso que se faça um estudo que contemple todos os casos, para que então o limite seja definido.

Esses e os outros pontos abordados no encontro serão novamente redigidos e debatidos amanhã na assembleia dos docentes, que será realizada às 14h30, no anfiteatro do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico. ‘A reunião foi bastante positiva. Nós conseguimos avançar em alguns pontos e amanhã eles vão levar os resultados para a assembleia’, afirma a pró-reitora. Luiz Allan Kunzle, presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), também acredita que houve avanços. ‘As pautas evoluíram bem. Nós ainda temos algumas questões em aberto, mas o diálogo foi produtivo’, define.

Pró-Reitora Maria Amélia Zainko entrega proposta para os docentes
Foto: Karina Sabbag

Reunião com o comando de greve dos professores
Foto: Rodrigo Juste Duarte