Começa hoje o Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Cerca de 300 gestores de universidades do Brasil, Europa e Américas estarão reunidos em Curitiba até sexta-feira (28 a 30/11) para o IV Seminário Internacional e V Assembleia Geral  do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Com o tema central “A Universidade na Ordem Mundial Contemporânea”, o evento visa a cooperação internacional entre as universidades participantes. As atividades serão realizadas no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico.

A conferência de abertura nesta quarta-feira, às 19 horas do dia 28, terá como palestrante Maria Levens, diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura da Organização dos Estados Americanos (EUA), abordando o tema central do evento. Seis simpósios  reunirão grupos de trabalho em torno de cooperações internacionais e desafios institucionais. São eles: “Cooperação Universitária Brasil ─ Colômbia ─ Encontro de Reitores e Autoridades Brasileiras e Colombianas”; “Ambiente Normativo Universitário: as Instituições de Ensino Superior e os Desafios Mundiais”; “Cooperação Universitária Luso-Brasileira ─ Encontro de Reitores Brasil-Portugal”; “Cooperação Universitária ─ Região Andina e Brasil ─ Caribe e Brasil”; “Cooperação Universitária Brasil ─ América do Norte” e “Cooperação Universitária Brasil ─ Europa”.

Instituição de vanguarda no debate sobre a internacionalização da Educação Superior, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras tem como missão promover a integração interinstitucional e internacional de suas associadas, mediante programas que envolvem docentes, discentes e técnicos, contribuindo para o processo de internacionalização da rede universitária nacional. Nesse sentido, o GCUB mantém vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural com organizações internacionais e com redes de universidades de diferentes continentes. Universidades de todas as regiões brasileiras compõem o conjunto de 52 instituições que formam o GCUB, somando mais de um milhão de alunos de graduação.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis  no site www.grupocoimbrasil.org.br. Na UFPR, a organização é da Assessoria de Relações Internacionais, fone 3360-5146.