Com sol, vestibular da UFPR começa na hora e sem incidentes

* Clique aqui e veja fotos do vestibular em alta resolução

Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, Raul von der Heyde, informações preliminares apontam apenas alguns casos pontuais de atrasos, sem incidentes mais graves. “A prova começou na hora prevista, não está chovendo e o vestibular está ocorrendo tranquilamente”, disse Raul. “Já a partir de amanhã começamos a ler os cartões-resposta.”

Daqui a pouco, às 15h45, o coordenador do NC dará entrevista coletiva à imprensa, ao lado do reitor Zaki Akel Sobrinho, da pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko (Graduação) e da professora Laura Moreira, coordenadora do Napne (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais).

Os 43.796 candidatos inscritos ao vestibular da UFPR disputam 5.334 vagas. As vagas estão distribuídas em 91 opções de cursos de graduação. A seleção abrange ainda outras 30 vagas do curso de formação de oficiais da Polícia Militar.

Com duração máxima de cinco horas, a prova da primeira fase tem 80 questões objetivas, no formato de múltipla escolha, sobre conteúdos do Ensino Médio das disciplinas de matemática, física, química, biologia, geografia, história, língua estrangeira moderna e português.

A publicação do gabarito provisório está prevista para as 20h30. A divulgação dos aprovados na primeira fase do vestibular da UFPR está marcada para 8 de dezembro. A segunda fase acontece nos dias 12 e 13 do mesmo mês. O resultado final do processo seletivo sairá até 22 de janeiro.

Depoimentos

Alan de Molliner, 18, candidato ao curso de agronomia, disputa uma vaga pelas cotas sociais, destinadas a estudantes que fizeram todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas. “Pelo que estudei, estou confiante”, disse Alan, que não fez curso preparatório e mora no município de Araucária, região metropolitana de Curitiba.

Já Dioleida Jubenski, 19, também candidata a agronomia pelas cotas sociais, nem se preocupou em procurar saber a concorrência de seu curso. Ela, que não fez cursinho, disse ter se preparado bastante para a prova. “Estudei muito para a prova e espero ser aprovada.”

Pouco mais de 500 vestibulandos fizeram a prova no Campus do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, onde não foi registrado nenhum caso de atraso de candidatos.

O estudante Evandro Enéas, 17, não se inscreveu para o vestibular. Matriculado no terceiro ano do curso técnico em Administração do Colégio Estadual Professor José Guimarães, em Curitiba, cuja duração é de quatro anos, Evandro tentava vender, na calçada da Rua dos Funcionários, em frente ao local de prova, garrafas de água, barras de cereais, caneta, lápis e borracha.

“As vendas estão meio fracas hoje”, lamentou o estudante, que complementa a renda da família com a atividade esporádica de ambulante em shows, jogos de futebol e outras atividades que envolvam aglomeração de pessoas. A seu lado, jovens contratados por cursos pré-vestibulares distribuíam gratuitamente sacolas com água, chocolate e material de propaganda.

Cotas e novas vagas

Nos últimos dois anos, a UFPR criou 23 novas opções de cursos de graduação e ampliou em 30,1% o total de vagas, que até 2007 era de 4.099.

Do total de 5.334 vagas, 1.808 estão em 30 cursos exclusivamente noturnos. Até 2007, o total de vagas noturnas no vestibular da UFPR era de apenas 978. Em dois anos, o total dessas vagas cresceu 84,9%.

Do 43.796 candidatos inscritos na atual edição do vestibular da UFPR, 9.220 concorrem às cotas sociais, que reservam 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública. Outros 1.995 disputam as cotas raciais, que destinam o mesmo percentual a candidatos negros.

Concorrem a vagas extras —uma em cada opção de curso— 82 candidatos portadores de deficiência. Esses candidatos, que farão a prova no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, terão um acesso exclusivo ao local, através da rua Jaime Balão.

A principal mudança na edição deste ano do vestibular da UFPR diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova objetiva representará 10% do valor da nota final dos candidatos.

Vestibulandos entram no Campus do Setor de Ciências Agrárias
Foto: Manuela Salazar

Alan de Molliner, 18, candidato ao curso de agronomia

Dioleida Jubenski, 19, candidata a agronomia