Colóquio debateu o Parlamento do Mercosul e a criação da UNILA

Realizado no Centro Politécnico da UFPR, o evento reuniu centenas de pesquisadores de 22 universidades sul-americanas filiadas à AUGM – Associação das Universidades do Grupo Montevideo.

Presidente do Parlamento do Mercosul, o deputado federal do PT – PR, Dr. Rosinha, foi convidado para falar sobre o novo órgão em funcionamento desde maio de 2007.

‘No final da década de 90, o Mercosul vivia uma crise, e falava-se muito no fim do bloco e na criação da Área de Livre Comércio das Américas’, afirmou o parlamentar brasileiro. ‘Hoje, o Mercosul passou a ter um caráter estratégico e, com o processo de entrada da Venezuela, vive uma fase de ampliação.’

Em 2010, os eleitores brasileiros irão votar diretamente nos seus representantes no PARLASUL. A votação acontecerá em conjunto com as eleições presidenciais.

‘Para viabilizar essa eleição, será preciso alterar a lei eleitoral brasileira em 2009, o que é um problema bastante complicado’, admitiu Dr. Rosinha.

O número de representantes de cada país no Parlamento do Mercosul ainda não está definido. Hoje, são 18 parlamentares, independentemente do tamanho da população dos países.

Um dos projetos em discussão diz respeito a uma ‘proporcionalidade atenuada’, que daria mais representatividade aos países com maior número de habitantes. O Parlamento deve debater essa proposta nos próximos meses.

UNILA

O professor Hélgio Trindade, ex-reitor da UFRGS, falou sobre a criação da UNILA — universidade que será implantada pelo governo federal no Município de Foz do Iguaçu.

Coordenador da comissão de implantação da nova universidade, Hélgio Trindade, informou que ela começará a funcionar numa fase inicial já no segundo semestre de 2009.

A relação de cursos que serão oferecidos ainda não está definida, mas o coordenador citou algumas possibilidades cogitadas. Entre os cursos que poderão ser ofertados estão os de Relações Internacionais, Direito da Integração, História da América Latina, Gestão das Águas, Literatura Latino-Americana e Biologia Intedisciplinar.

‘A UNILA está aberta a todos os temas. Queremos ampliar a convivência intelectual na América Latina’, afirmou Trindade. ‘Vamos criar cursos interdisplinares para contribuir com o processo de integração.’

A nova universidade funcionará num terreno doado pela Usina de Itaipu. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer. Será uma universidade bilíngüe (português e espanhol). Metade dos alunos e professores serão brasileiros. A outra metade, latino-americanos.

Conforme o coordenador, os alunos formados pela UNILA prestarão serviço social obrigatório após a conclusão de seus cursos. ‘Trata-se de um exemplo a ser seguido pelas demais universidades públicas brasileiras.’

O professor Hélgio Trindade observou ainda que o processo de criação de universidades no Brasil foi ‘tardio’, e que as universidades públicas federais se concentraram nas capitais, em regiões próximas do litoral. ‘Já a UNILA se coloca não apenas no interior do país, mas na fronteira com o Paraguai e a Argentina.’

Na próxima sexta-feira, dia 19, a UNILA será tema de um novo debate público em Foz do Iguaçu, no Parque Tecnológico de Itaipu.

Mesa do 7º Colóquio, durante debate sobre o PARLASUL e a UNILA
Foto: Izabel Liviski

O professor Hélgio Trindade, coordenador da implantação da UNILA, e o deputado Dr. Rosinha
Foto: Izabel Liviski