Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cientistas alemães fazem palestra em Curitiba

Cientistas alemães participarão em Curitiba de 29 de setembro a 03 de outubro de um ciclo de conferências, organizado pelo Centro de Cooperação Internacional Brasil-Alemanha/UFPR, Instituto Goethe e SESC. Serão cinco palestras abertas ao público em geral proferidas por professores universitários que cumpriram parte de sua formação acadêmica na Alemanha. Os assuntos são variados e atuais, como Ciência entre Dois Mundos e Duas Épocas, Física Quântica, Crescimento das Engenharias e Criatividade e Ciência.

Entre os ilustres convidados estão Christine Mann, filha de Werner Heisenberg, Prêmio Nobel de Física em 1932, que falará sobre Ciência e Criatividade. As inscrições estão abertas pelo site: www.sescpr.com.br. Informações pelo telefone 3304- 2226. Haverá tradução sumultânea.

PROGRAMAÇÃO:

29 de setembro, segunda-feira, 18h30

Prof. Paulo Astor Soethe (UFPR): Alexander von Humboldt – a Ciência entre dois mundos e duas épocas

30 de setembro, terça-feira, 18h30

Prof. Silvio Marques Zanata (UFPR): Robert Koch, Paul Ehrlich – Biologia e Química para curar

1° de outubro, quarta-feira, 18h30

Profa. Elisângela Ferretti Manffra (PUC-PR): Diálogos entre Heisenberg, Einstein e Planck – a Alemanha e o nascimento da Física Quântica

2 de outubro, quinta-feira, 18h30

Prof. Karl Heinz Kienitz (ITA-SP): Hertz, Diesel, Daimler & Benz – um século das Engenharias

3 de outubro, sexta-feira, 18h30

Dra. Christine Mann (Göttingen, Alemanha): Werner Heisenberg – criatividade e ciência

CONFERENCISTAS:

Christine Mann

é doutora em Psicologia pela Universidade de Göttingen, com tese sobre a prevenção de legastenia no ensino regular, trabalhou como professora nos ensinos básico e fundamental e desde 1987 atua como psicóloga da aprendizagem em consultório próprio. É autora de A experiência de si mesmo pela arte. Metodologia do trabalho criativo em grupo com literatura, pintura e música [Selbsterfahrung durch Kunst. Methodik für die kreative Gruppenarbeit mit Literatur, Malerei und Musik. Weinheim; Basel, 1995]; Alarme! O ensino à beira da calamidade. Como adaptar a escola às necessidades de hoje [Störfall Schule. Wie wir gemeinsam die Schule heutigen Bedürfnissen anpassen können. Weinheim, Beltz, 2001]; Legastenia. Prevenção e terapia das disfunções de leitura e ortografia. Um manual. [LRS Legasthenie. Prävention und Therapie. Ein Handbuch. Weinheim: Beltz, 2001]. Aprendizado autônomo de ortografia. Aulas de escrita como mediação de estratégias de aprendizado [Selbstbestimmtes Rechtschreiblernen. Rechtschreibunterricht als Strategievermittlung. Weinheim: Beltz, 2002]. Christine Mann é filha do físico Werner Heisenberg, detentor do Prêmio Nobel em Física de 1932.

Elisangela Ferretti Manffra

possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Física – Universitat Wuppertal (2002). Durante sua formação, desenvolveu pesquisas teóricas sobre sistemas dinâmicos não lineares relacionadas a controle de sistemas caóticos e entropia de sistemas com realimentação com atraso temporal. Também trabalhou com modelagem matemática e computacional do sistema imunológico. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica/Telecomunicações e em Engenharia de Computação. Na mesma instituição, é professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde, em que atua nas linhas de pesquisa de Modelagem de Fenômenos e Sistemas Biológicos, Avaliação de Tecnologia em Saúde e Processamento de Sinais e Imagens Médicas. Suas pesquisas atuais estão voltadas principalmente à modelagem e descrição do movimento humano, estudo do controle neuro-motor, avaliação e desenvolvimento de tecnologias aplicadas em reabilitação neuro-motora, neurologia e neurocirurgia.

Karl Heinz Kienitz

concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica na Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), Suíça, em 1990. Atualmente é Professor Associado e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi bolsista da Fundação Humboldt e pesquisador visitante do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) em 1996/7 e 2004/5. Publicou mais de 20 artigos em periódicos especializados e mais de 80 trabalhos em eventos. Possui 1 livro publicado na área de Circuitos Elétricos. Orientou/co-orientou 20 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado, além de ter orientado trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Aeroespacial. Atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Sistemas e Controle. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 70 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Nos anos de 1995 e 1996, por designação do Governo Brasileiro, atuou inspetor de armas da United Nations Special Commission (UNSCOM), Missile Group, Baghdad Monitoring and Verification Center, Baghdad, Iraque. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Paulo Astor Soethe

é graduado em Letras Alemão-Português pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestre em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutor em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1999, com estágio de pesquisa de um ano na Universidade de Tübingen em 1998/99 como bolsista Capes/DAAD). Cumpriu programa de pós-doutorado na Universidade de Tübingen, Alemanha, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, em 2005 a 2006. Desde 1992 é docente de ensino superior da Universidade Federal do Paraná, onde atualmente exerce as funções de coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras e diretor do Centro de Cooperação Internacional Brasil-Alemanha (CCIBA). É vice-presidente da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos e membro do Conselho de Curadores da DBG, Deutsch-Brasilianische Gesellschaft. Traduz filosofia e literatura alemã para o português, com destaque para autores como Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas, Hans Küng e Heinrich Böll. Atua na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Alemã, dedicando-se em especial aos seguintes temas: espaço literário, relações interculturais entre Brasil e Alemanha, literatura e teologia, Guimarães Rosa, Thomas Mann e literatura e ética.

Silvio Marques Zanata

tem graduação em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo e Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (2002). Recebeu treinamento em Neurobiologia (2000) no Max-Planck-Institut für Hirnforschung – Frankfurt am Main – Alemanha. Atualmente é professor adjunto de Imunologia do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Bioquímica e Neurobiologia e seus temas de interesse incluem os mecanismos de navegação axonal durante o desenvolvimento do sistema nervoso, o estudo contextualizado das proteínas prion celular, ADAM23, semaforina 5B, STI1, QSOX e MMPs e a produção de bioferramentas, como anticorpos monoclonais e proteínas recombinantes. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ASCOM