Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Geodésicas encerra hoje (dia 30) inscrição para seus mestrados e doutorados

Foto: Arquivo Programa Ciências Geodésicas

Hoje, quinta-feira (30), é o último dia para os interessados nos mestrados e doutorados das Ciências Geodésicas se inscreverem. Do total de vagas abertas neste Programa, nota 5 na última avaliação da Capes (dezembro de 2013), sete são para o doutorado e nove para o mestrado. Interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site www.cienciasgeodesicas.ufpr.br para se inscrever (preencher o formulário e encaminhar os documentos exigidos).

As áreas de concentração ofertadas pelo doutorado, implantado na UFPR há 29 anos, são Geodésia/Levantamentos; e Fotogrametria/Sensoriamento Remoto. Os candidatos que concorrerão às sete vagas ofertadas serão selecionados numa única etapa, composta por entrevista, análise curricular e avaliação da proposta da pesquisa. Ao longo do primeiro ano do curso terão que apresentar suficiência no idioma inglês e em outra língua estrangeira moderna.

O público que se inscrever no mestrado, implantado há 42 anos e um dos mais antigos da UFPR, poderá optar pelas seguintes áreas de concentração – Geodésia/Levantamentos; Fotogrametria/Sensoriamento Remoto; e Cartografia/Sistemas de Informações Geográficas. A seleção é composta por duas etapas: na primeira,os candidatos serão avaliados mediante prova escrita (conteúdo curricular), teste de inglês (nota mínima é 5 e caráter eliminatório) e a uma redação sobre um tema proposto. Na segunda fase os inscritos serão submetidos a uma entrevista, baseada no curriculum vitae.

Referência no Brasil e Exterior

Segundo o coordenador deste Programa de Pós-Graduação, professor Jorge Antonio Centeno, as Ciências Geodésicas são um ramo das geociências voltado à medição, representação e modelagem da superfície da Terra, incluindo o campo gravitacional e suas variações espaço-temporais. Elas são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade (ocupação racional e sustentável do território), pois atuam na elaboração de projetos de engenharia, bem como no manejo e preservação dos recursos naturais, apoiadas por uma base geodésica e por uma cartografia de qualidade.

De acordo com Pedro Luis Faggion, um dos professores do Programa, a pós-graduação em ciências geodésicas ganha destaques no Paraná e demais estados brasileiros como um dos mais ativos e tradicionais centros de excelência na área. Grande parte dos profissionais que frequentaram o Programa da UFPR hoje atua nos principais centros de pesquisa e em salas de aula de instituições de ensino do Brasil e de países da América Latina. Mantém diversas parcerias nacionais e internacionais, possibilitando, assim, a realização de intercâmbio científico.

Celsina Favorito