Ciências da Terra prestará assessoria para criação de curso em Moçambique

Docentes do Setor de Ciências da Terra da UFPR prestarão assessoria para implantação do curso de graduação em Engenharia Cartográfica e Agrimensura no Instituto de Formação e Administração de Terras e Cartografia (Infantec), de Moçambique. Para definir os detalhes da criação do curso, a diretora do Infantec, professora Laurinda João Guila, esteve reunida semana passada com o coordenador de Engenharia Cartográfica e Agrimensura da UFPR, professor Luis Veiga.

A opção para que a Universidade assessorasse a implantação do curso no país africano se deu “em função das referências positivas que obtivemos de outras instituições de ensino brasileira, que colocaram a UFPR como modelo na área”, justificou a diretora do Infantec. Além disso, foi considerada a recomendação do professor do Instituto, Miguel Ribeiro Muguio, que freqüentou o mestrado em Ciências Geodésicas (área de Levantamento Geodésico) e ao fato de dois professores – Sérgio Comé e Gilaida Natingue – também serem alunos desse mestrado da UFPR.

Conceito 4 na Capes

O Infantec, criado em 1977, oferta atualmente apenas cursos de nível médio, em Topografia; Cadastro; e Sistema de Informação Geográfica (SIG). Agora, enfatiza Laurinda Guila, “queremos implantar a graduação, por isso, incentivamos a qualificação de docentes em várias linhas de pesquisa ofertadas por universidades de vários países, entre eles, o Brasil”.

O mestrado em Ciências Geodésicas da UFPR, implantado em 1971, tem atualmente conceito 4 na avaliação da Capes e o doutorado, também 4. Na graduação, o curso, que tem duração de cinco anos, recebe anualmente 44 alunos.

Celsina Favorito