“Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido” será tema da 75ª Reunião Anual da SBPC

Durante os dias 23 e 29 de julho de 2023, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediará a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba. O tema elencado “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido” destaca pontos essenciais ao processo de desenvolvimento justo, sustentável e democrático do país. Com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de pôsteres, a programação será preparada para posicionar e refletir o quanto  a ciência e a democracia são relevantes, neste processo.

Conforme destaca o Reitor da Universidade Federal do Paraná, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, o evento representa um momento ímpar para o fortalecimento da ciência, e das celebrações dos 110 anos de fundação da UFPR e dos três quartos de século da SBPC. “É uma grande satisfação e honra para a UFPR sediar a Reunião Anual da SBPC em 2023 no ano em que comemoramos 110 anos de vida. Vamos celebrar o valor da ciência no maior encontro de cientistas e estudantes da América Latina”, afirma o reitor da universidade.

De acordo com Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a proposta da temática enriquece a ciência. “Tivemos iniciativas, até mesmo do governo federal, contrárias à ciência, que desviaram o Brasil do caminho que vinha trilhando para uma democracia, sobretudo na inclusão dos mais pobres, com maior igualdade social e desenvolvimento. A contribuição da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente”, afirma.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, enfatiza que os assuntos escolhidos para o evento são essenciais para a retomada do desenvolvimento do País. “Além de debatermos temas como a preservação dos biomas e biodiversidade, a construção de um sistema energético sustentável e saúde, por exemplo, vamos também tratar de assuntos relacionados à educação e democracia, que são elementos importantes neste momento principalmente, porque o Brasil vive tempos de grandes desafios”, comenta.

A SBPC tem previsão para acontecer no Centro Politécnico da Universidade, de forma a envolver a comunidade acadêmica, assim como a sociedade civil de forma ampla.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC