Ciclo de palestras na UFPR discute política na história

O evento prossegue até quinta-feira (13/8), sempre a partir das 19 horas, no anfiteatro 100 da reitoria. As inscrições podem ser feitas no local, minutos antes do início das atividades.

Esta técnica de estudo ainda não é utilizada na Universidade Federal do Paraná e alguns professores de outras instituições foram convidados para dividir suas experiências.

A expectativa é de que o evento coloque a UFPR no circuito nacional de pesquisas na área. “É apenas o início de uma pesquisa que soma a história e as ciências políticas, estudando países e estados em diferentes épocas”, comenta Camila Tribbes, estudante de Ciências Sociais e pesquisadora do núcleo.

A pesquisa vai iniciar com a comparação política e social entre Brasil e Argentina nas décadas de trinta e oitenta. Mais informações podem ser obtidas pelo site do núcleo (www.nusp.ufpr.br) ou telefone (41) 3360.5320.

Abaixo, a programação completa.

11de agosto

terça-feira

I. SESSÃO: A COMPARAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

A comparação como controle: notas sobre ‘positivismo’ e paroquialismo em ciências sociais

Bruno Reis (UFMG)
Professor de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comparação e ciência social: modelos teóricos e aplicações práticas

Renato Perissinotto (UFPR)
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenador do PPGCP-UFPR e pesquisador do CNPq.

quarta-feira

II. SESSÃO: MÉTODOS COMPARATIVOS

Quando comparamos para explicar: N grande e seqüências temporais na investigação comparada

André Marenco (UFRGS)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Centro de Estudos sobre Governo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Aplicando o Método Comparativo Subnacional: limites e potencialidades no estudo de democracias federais

André Borges (UFRN)
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Ciência Política – University of Oxford (2005). Atualmente é professor adjunto (DE) do Departamento Interdisciplinar de Políticas Públicas da UFRN.

quinta-feira

LANÇAMENTO DO LIVRO: As cidades cercam os campos, de Reginaldo C. Moraes, Carlos Árabe e Maitá Silva (Ed. UNESP).

III. SESSÃO: QUESTÕES DE POLÍTICA COMPARADA

Processos de desenvolvimento na América Latina: notas sobre promessas e dificuldades da perspectiva comparada

Reginaldo Moraes (UNICAMP)
Professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi também professor visitante da Universidade de Salamanca, Espanha. Atualmente é o coordenador de Difusão do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU).

A comparação e o nível microrregional (Brasil, século XIX)

Carlos A. M. Lima (UFPR)
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia.

Sinopse do livro ‘As cidades cercam os campos’:

Neste livro os autores partem dos vínculos entre questão agrária e projeto nacional de desenvolvimento no contexto do século XXI, enveredando pelos caminhos pelos quais a agricultura de países em desenvolvimento, em especial o Brasil, conectou-se com a economia mundial do pós-guerra. Tenta-se enquadrar o mundo ‘agro’ aos estudos de economia política internacional, em particular os que examinam peculiaridades dos países em desenvolvimento em contextos cambiantes, como o cenário ‘desenvolvimentista’ dos trinta anos do pós-guerra ou as restrições claramente depressivas e aprofundadoras
das desigualdades com os planos de ajuste estrutural. Procura-se identificar os condicionantes postos por esse processo e suas conseqüências na ordem social, nos conflitos políticos, nas configurações produtivas. A segunda parte do livro apresenta
três estudos monográficos sobre experimentos nacionais relevantes de reforma e desenvolvimento agrários: Japão, Coréia, Filipinas e o processo de reforma agrária e as políticas de desenvolvimento agrário neles adotadas.

Detalhe da capa do livro

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Félix Calderaro