Chuva causa suspensão de Processo Seletivo para candidatos da Unibrasil

Os 5.654 candidatos que compareceram a Unibrasil para prestar a prova da primeira fase do Processo Seletivo 2007 da Universidade Federal do Paraná terão que prestar novo concurso. A confirmação da notícia veio às 19h30min, quando o reitor Carlos Moreira Júnior em contato com a diretoria da COPEL recebeu a informação de que a energia elétrica da região do Tarumã, especificamente no local onde está situada a Unibrasil, só deveria ter a energia elétrica reestabelecida após as 21 horas. “Precisávamos tomar uma decisão que sabíamos afetava a vida dos candidatos, mas naquele momento a melhor decisão, já que não havia condições no local de prorrogarmos o prazo após as 19h30 para a conclusão da prova. Assim, suspendemos o concurso para aqueles candidatos”, afirmou o reitor.

Ao todo, cinco locais de prova do Processo Seletivo 2007 da UFPR foram afetados pela falta de energia elétrica: na região do Tarumã – Colégio Militar e Unibrasil, no Portão – Colégio Padre Bagozzi, no Juvevê – Setor de Ciências Agrárias/UFPR e no Centro – FESP. Porém, os quatro locais – exceto a Unibrasil – ofereceram condições para que todos os candidatos concluíssem as provas com tranqüilidade. “Também demos um prazo maior para que os candidatos nesses locais terminassem a prova. Ou seja, nos locais onde não houve falta de energia elétrica, a prova foi encerrada às 19h como previsto. Nos quatro locais, os candidatos forma até às 20h realizando a prova”, afirmou o reitor.

Suspensão localizada – Com a mudança no Processo Seletivo 2005, onde forma implantadas as duas fases e o agrupamento dos candidatos por curso nos locais de provas, foi possível nesse Processo Seletivo 2007 tomar a decisão de suspender apenas as provas dos candidatos localizados na Unibrasil. Nesse local prestaram prova os candidatos aos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Nutrição e Psicologia. Segundo Maria Cleusa Heicknen, coordenadora do concurso desse ano, a medida de setorizar os candidatos foi tomada justamente pensando em imprevistos. “Hoje essa medida se mostra positiva, pois poderemos fazer um novo concurso apenas para candidatos de determinados cursos, não afetando o processo como um todo”, confirma.

Portadores de Necessidades Especiais – Porém, além dos candidatos que estavam prestando a prova na Unibrasil, também os candidatos portadores de necessidades especiais dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Nutrição e Psicologia terão que refazer a prova. “Apesar de eles terem feito a prova no Centro Politécnico – local que não foi afetado pela chuva – são concorrentes nesses cursos específicos e terão que prestar o novo concurso”, lembra a coordenadora.

Gabaritos – Como o Núcleo de Concursos está em nova sede no Setor de Ciências Agrárias, local em que a energia elétrica ainda não havia sido reestabelecida às 22h, o gabarito da prova não foi divulgado no próprio domingo. O que deverá acontecer nessa segunda, dia 20 de novembro. Porém um modelo de prova foi liberado pelo Núcleo de Concursos para ser divulgado ainda na noite de domingo pela TV Educativa e na edição da segunda (20) no jornal Gazeta do Povo.

Faltantes – Pelo levantamento feito pelo Núcleo de Concursos a primeira fase do Processo Seletivo 2007 teve 5,19% de faltantes (2.223 candidatos) considerado dentro da média. Em 2005 foram 5,3% de faltantes (2.385 candidatos) e em 2006, 5,6% (2.601 candidatos). No processo seletivo da Escola Técnica foram 9,77% de faltantes (319 candidatos), concurso que transcorreu de forma tranqüila.

Vestibulandos na sala de provas em 2005
Foto: Isabel Liviski