Charrete de Arquitetura proporciona aprendizado diferenciado aos estudantes

Com organização do Grêmio de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (Gau), foi realizada na última sexta-feira (28) a tradicional Charrete, espécie de maratona de arquitetura em que os participantes devem produzir projetos em 24 horas.

O nome Charrete é uma alusão ao veículo que buscava os projetos produzidos numa competição de 24 horas por alunos da Faculdade de Belas Artes da França, no século XIX. Na competição atual, o principal objetivo é integrar alunos de diferentes períodos do curso e colocá-los em contato com um aprendizado diferente, fora da sala de aula. ‘Serve principalmente para os alunos mais novos, que podem ter contato pela primeira vez com elementos mais avançados da Arquitetura’, conta Hermínio Pagnoncelli, do Gau.

O evento também contou com palestras e com a participação de profissionais da área, que ajudaram na orientação dos alunos no planejamento dos projetos. A arquiteta paulista Maria João Figueiredo acompanhou as equipes e achou o evento um exercício importante para a experiência dos estudantes. ‘A iniciativa é muito válida, o diálogo com o espaço da universidade e o exercício desde cedo é muito interessante para os alunos’, conta.

A proposta

Este ano, o desafio era que as equipes, com cinco estudantes cada, criassem um projeto para requalificar o pátio central do prédio do setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico. Eles deveriam planejar a melhora do espaço lidando com posições de novos usos e reconfiguração dos usos já existentes de forma que o ambiente ficasse mais confortável para os estudantes e para a realização de eventos.

Depois de 24 horas de trabalho, o resultado das três equipes que entregaram os projetos foi satisfatório para os professores que participaram da banca avaliadora. Eles concluíram que cada projeto desenvolvia melhor algum aspecto e, pela necessidade de fazer um classificação, apontaram o projeto da primeira equipe ─ que propunha uma nova paisagem através de cubos que davam flexibilidade de usos ao ambiente ─ como o mais maduro, apesar de reforçarem que todos precisavam ser aperfeiçoados para serem colocados na prática. A equipe vencedora é formada pelos alunos Thiago Maso, Lucas Issey, Lucas Roni de Lacerda, Moacir Zancopé e Mônica Guerios.

Apesar da avaliação dos professores, quem decidirá qual dos três projetos será aplicado no pátio será a comunidade acadêmica que frequenta o local, através de uma votação ainda sem data estipulada.

Maratona de arquitetura foi realizada no fim de semana
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Marina Pilato, com orientação de Simone Meirelles