Centro de Línguas faz Jornada de Estudos

Com a oferta de oficinas de trabalho onde os próprios professores do Centro são os ministrantes, a jornada está ofertando 16 oficinas, ministradas pela manhã, onde a participação é espontânea. Pesquisa para o desenvolvimento de material didático; Estratégias do ensino de língua estrangeira; e Relativismo e etnocentrismo no ensino de língua estrangeira são alguns exemplos das oficinas em andamento.

A jornada mostra pontualmente o nível elevado em que se encontra o Centro hoje. O ensino de línguas e culturas estrangeiras na Universidade Federal do Paraná viabilizado por ele vem apresentando uma evolução tal que o CELIN é hoje um Programa de Extensão: sua nova denominação é Espaço Integrado para o Ensino e Aprendizagem, Pesquisa e Formação de Professores de Línguas e Culturas Diversas.

“O Centro é uma escola de aplicação sem fins lucrativos”, explica a diretora do CELIN Mariza Riva de Almeida. Ela comenta o atendimento da clientela da UFPR está em primeiro lugar, mas que são preparados os profissionais tanto do curso de Letras quanto de outras áreas para o mercado de trabalho e para atender a demanda de formação de professores para a comunidade das escolas com qualidade. A arrecadação do Centro é investida na própria estrutura: não apenas na infraestrutura como as salas de aula e equipamentos mas também nos professores que todos os anos participam de eventos e publicam artigos. Ao longo do ano o Centro viabiliza a participação dos professores em diversos eventos como congressos, onde não apenas se atualizam como também apresentam seus estudos desenvolvidos na UFPR. Muitos desses trabalhos é que estão sendo objeto das oficinas ofertadas nesta Jornada.

Ainda pela política adotada pela unidade é possível a oferta dos mais variados cursos, onde os mais procurados acabam por “financiar” os que têm procura menor. É por isso que na UFPR é possível conhecer outras culturas ou aprender línguas consideradas “exóticas”, como Grego, Latim, Sânscrito, Nórdico Antigo, entre outras, e em qualquer delas um trabalho que tem a perspectiva da interculturalidade, pressupondo a ampliação de conhecimento de mundo, possibilitando a reflexão de cada indivíduo sobre a relação entre língua, cultura e identidade.

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS – Atualmente o Centro conta com 180 professores e promove 26 cursos. Seu conceito é tal que o MEC passou a designar 15 vagas para a UFPR promover o ensino de português para estrangeiros que vêm estudar no Brasil. Antes de estudarem nas universidades que os receberão, eles fazem seis meses de Português aqui na UFPR. No momento, há estudantes da Jamaica e da Gana.

SEDE FUTURA – O Centro cresceu tanto que a sede própria tornou-se pequena e hoje conta com duas casas alugadas para dar conta da demanda de alunos. Por isso, a diretora Mariza já se adiantou com uma solicitação à Reitoria: se a UFPR ficar mesmo com o prédio da Rede Ferroviária, perto do Estação Ferroviária, o CELIN também se mudaria para lá, com uma sede ampla e boas instalações.

Aula no Centro de Línguas da UFPR
Foto: Izabel Liviski