Centro de Estudos do Mar da UFPR ganha nova embarcação e autonomia para pesquisas oceânicas

31561969815_9bba0567bc_z

O Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná – CEM,  conta com mais um reforço para suas pesquisas e trabalhos acadêmicos. Uma lancha foi entregue  em Pontal do Paraná  e permitirá que alunos, professores, pesquisadores, tanto do CEM, como de outros cursos, dos diversos campis  da UFPR, possam explorar águas mais distantes e mais profundas do que nunca.

Localizado à beira-mar, na extremidade sul da Baía de Paranaguá (município de Pontal do Paraná), o CEM abriga hoje, além das atividades de pesquisa,diversos cursos de graduação: Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e licenciatura em Ciências Exatas, além da pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos.

31189888510_c617b34881_z

Segundo o professor e diretor do CEM, Mauricio Almeida Noernberg, um novo horizonte se abre tanto na pesquisa como no ensino. A embarcação permite avanços na plataforma continental e com mais autonomia para trabalhos em alto mar.

Os recursos para a compra da lancha, batizada de ODIN II, veio do CT-Infra e da própria UFPR. A aquisição  deixou a comunidade universitária entusiasmada.

31446451731_3b5a2fd285_z

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que foi até Pontal do Paraná conferir de perto a embarcação, é a UFPR que vem cumprindo seu papel no projeto de transformação da universidade.

Agradeceu a toda comunidade acadêmica, e salientou que o compromisso com a expansão da UFPR, trouxe as dores do crescimento, que impõs alguns sacrifícios, e trouxe também grandes realizações. Agora no final de sua gestão, não tem dúvidas, que valeu a pena, tudo pela paixão que todos tem pela Universidade Federal do Paraná.

Álbum de Fotos