Centro de Estudos do Mar comemora 30 anos

Professor Carlos Soares faz apresentação sobre história do Centro de Estudos do Mar
Apresentações e depoimentos marcaram 30 anos de história do Centro de Estudos do Mar

Três décadas de desafios, dedicação e paixão pela ciência. São essas as características mais marcantes da história do Centro de Estudos do Mar da UFPR (CEM), que comemorou o aniversário de sua inauguração oficial, em 13 de março de 1982.

No início, o Centro era um tímido núcleo de pesquisadores vinculado ao Setor de Ciências Biológicas. Logo o núcleo se transformou em Centro de Biologia Marinha (CBM). Porém, sem sede física apropriada, os pesquisadores tinham que utilizar vagões de trem como escritórios, enquanto os primeiro laboratórios eram localizados em Curitba.

Em 1982, com a inauguração da sede em Pontal do Sul e a integração ao Setor de Ciências da Terra, o projeto só fez crescer. Foram criados laboratórios e pesquisas nas áreas de geologia, química marinha, oceanografia física e gerenciamento costeiro. O caráter não apenas biológico, mas multidisciplinar tornou possível a transformação do CBM no atual CEM.

Hoje, o Centro conta com 24 professores-pesquisadores, três prédios (além do central), cursos de graduação e pós-graduação, biblioteca. Tudo isso formando uma equipe unida que permite que o CEM seja referência em pesquisa marinha, ganhador de prêmios e com convênios internacionais.

O reitor Zaki Akel Sobrinho destaca a importância de um centro que é líder no processo de ensino e pesquisa tecnológica. “É o momento para demonstrarmos nossa gratidão aos pioneiros que permitiram que projetos de nível de qualidade altíssimo crescessem dentro da Universidade”, diz ele.

A comemoração

Para celebrar o aniversário, foi realizada na última sexta-feira (16), uma solenidade no CEM que contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho; da diretora do Centro Eunice da Costa Machado e do seu vice, José Guilherme Bersano Filho; do diretor do Setor de Ciências da Terra Donizeti Antônio Giusti e do prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes, além de professores, pesquisadores, funcionários e alunos do Centro.

O evento contou com uma breve apresentação da história do Centro, coordenada pelo professor Carlos Soares, que pretende publicar as informações levantadas em um pequeno livro. Além disso, houve depoimentos emocionados das pessoas que participaram da construção do Centro e homenagens aos pesquisadores.

A professora Eunice acredita no crescimento cada vez maior do CEM para que em breve ele se torne um centro de excelência em estudos do mar. “O CEM é fruto do trabalho de quem passou e está passando por aqui e construindo o centro de excelência que todos nós sonhamos”, conta.

No final, o reitor anunciou a compra de uma caminhonete quatro por quatro e a instalação de internet de 34 megabytes para o Centro ─ antes a internet era de apenas seis megabytes.

Por Marina Pilato (com orientação de Maria de Lurdes Welter Pereira)