Centro de Apoio em Desastres da UFPR é reconhecido em todo Mundo

O Cenacid, que fica na UFPR, foi considerado uma dessas entidades, o único do Brasil. O prêmio foi entregue nesta quinta-feira, em Bruxelas.

Feliz com a premiação, o professor Renato está voltando ao Brasil, e do aeroporto, disse por telefone, que está muito feliz pelo reconhecimento. “A gente pensa que não pode interferir no planeta, mas com o nosso trabalho de prevenção e de atendimento às vitimas de desastres, estamos provando que isso é possível” destacou. O pesquisador que passa grande parte do ano fora do Brasil a trabalho, nem sabe que entidade fez a inscrição do Cenacid para concorrer ao prêmio. Quando teve conhecimento que deveria viajar para a homenagem, estava em Cerro Azul, no Vale do Ribeira numa aula de campo com alunos de Geologia. E é onde estará nas duas próximas semanas. Só terá folga no domingo.

MUITAS PARCERIAS – Rindo o tempo todo, o pesquisador destacou que o que mais o comove é o fato de um centro pequeno com poucos recursos – atualmente sem nenhum ─ pois está no vermelho desde novembro quando os pesquisadores foram a Santa Catarina atender as vítimas das enchentes. Nos últimos três anos houve atendimento a mais de 30 desastres de médio e grande porte, destaca ao pesquisador. Nos centros mais desenvolvidos do Mundo, como da Espanha e Suécia, são atendidas em média cinco ocorrências. “Sei que esse reconhecimento abre novas portas, mas também aumenta a nossa responsabilidade de agora em diante”.

Após a solenidade, o pesquisador recebeu propostas para firmar parcerias com a Coréia que tem problemas ambientais causados pelo vazamento de óleo e com a Holanda, que enfrenta contaminação por materiais perigosos. Outra proposta é para realizar na UFPR um treinamento mundial sobre as técnicas de atendimento em desastres. O Cenacid – conta com 80 integrantes espalhados por vários países e conta com o apoio da ONU. O pesquisador que montou a estrutura diz que a prioridade do Cenacid é atender as regiões Norte e Nordeste do Brasil atingidas que sofrem com as enchentes.

Os vencedores da edição de 2009 são Mike Cowing do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; o Centro de Apoio Científico em Desastres (cenacid) da Universidade Federal do Paraná, o Laboratório Spiez na Suiça; o Governo da Holanda; e o Governo da Suécia. Este prêmio é uma iniciativa conjunta entre a Organização Não Governamental, Green Cross Internacional (GCI), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (Ocha). O coordenador

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TRABALHO DO CENACID: www.cenacid.ufpr.br

Professor Renato Eugênio de Lima no discurso durante a premiação
Foto: CENACID