Ceape inicia levantamento de demandas pedagógicas na região metropolitana

O Centro de Assessoramento Pedagógico (Ceape) da UFPR desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas didático-pedagógicas. Visando ampliar essas atividades, o Ceape realizou nesta quarta-feira (16), uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, secretários municipais de Educação e profissionais da área. Ao todo, 17 municípios da região metropolitana estiveram representados na reunião.

A intenção deste primeiro contato é elaborar um plano de ações que atendam às necessidades das redes de ensino. A diretora do setor de Educação, professora Andrea Caldas, explica que o Ceape sempre recebeu as demandas para elaborar projetos e agora, a iniciativa é buscar o que os municípios precisam na área de educação. ‘É um processo muito importante, que engrandece o trabalho formativo, pois ao mesmo tempo que o Ceape atende as demandas, o professor da UFPR se atualiza com os problemas atuais’, destaca.

A coordenadora do Ceape, professora Rosimeri Trojan, explicou aos representantes dos municípios que o assessoramento pode ser feito para as escolas, equipes pedagógicas, diretores, técnicos e funcionários da rede de ensino. Em um primeiro momento, o Ceape quer conhecer as necessidades dos municípios. Conhecendo as demandas, será feita uma pesquisa, na UFPR, sobre a viabilidade do projeto e então é elaborado um plano de ação. Além da área pedagógica, o Ceape também prevê atividades de assessoria na captação de recursos e elaboração de projetos.

Ao ampliar parcerias com a rede pública de ensino, o Ceape encontra espaço maior para efetivar a função social da universidade, atingindo a comunidade como um todo. Para as secretarias de Educação é uma oportunidade de entrar em contato com o conhecimento produzido na instituição. ‘É uma troca muito rica trazer os nossos professores para a UFPR, abre novos horizontes’, conta Anna Paula Wolf, integrante da equipe pedagógica de Almirante Tamandaré.

Também estiveram presentes na reunião integrantes das Pró-reitorias de Graduação, Extensão e Cultura e Planejamento, Orçamento e Finanças.

Mesa diretiva da reunião Ceape/Secretarias de Educação
Foto: Rodrigo Duarte