Candidatos conhecem cursos do Litoral; vestibular inscreve até 11 de maio

Matinhos — A 6ª Feira de Profissões do Setor Litoral foi realizada neste domingo (17). Estudantes de vários municípios vieram conhecer os cursos ofertados pela universidade e também as demais atividades desenvolvidas junto à comunidade local.

O estudante Rodrigo Oliveira, do terceiro ano do ensino médio, do Colégio Bento Munhoz da Rocha, de Paranaguá, não perdeu a oportunidade. “É a primeira vez que venho a uma feira de profissões. Penso em fazer direito, mas também fiquei interessado pelos cursos de artes e gestão ambiental”, afirmou Rodrigo.

As amigas Yasmin Andruchevica e Amanda Bouvarades dos Santos estão interessadas nos cursos de fisioterapia e gestão ambiental. Yasmin, que já terminou o ensino médio, vai prestar vestibular para fisioterapia pela segunda vez. “É a primeira vez que venho à Feira, conheci o curso de gestão ambiental e também fiquei interessada”, explicou a vestibulanda.

São os próprios estudantes de graduação que explicam a dinâmica dos cursos para os visitantes. “Explicamos como funciona o curso, como é a profissão, qual a carga horária. No caso da fisioterapia, mostramos que não é só a reabilitação, podemos atuar com a prevenção e que durante o curso podemos fazer intercâmbios, estágios, pesquisas”, esclareceu Roderley Reis, estudante de fisioterapia. “Aqui na UFPR Litoral aprendemos também que temos que ser protagonistas. Que temos que ir atrás do que queremos conseguir como pessoa ou profissional”, enfatizou Adriana Andrade, também estudante de fisioterapia.

A pedagoga Suzana Mello traz os estudantes do ensino médio do Colégio Joaquim Mafra, de Guaratuba, para participar da Feira de Profissões há cinco anos. “Este ano a Feira está muito legal, a cada ano fica mais interessante. Vindo aqui nosos alunos têm uma visão mais próxima da realidade das profissões. Eles voltam com outra visão da universidade e animados em continuar estudando”, relatou Suzana.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, visitou a Feira no final da manhã. “O evento é uma oportunidade de mostrar que a universidade está de portas abertas para todos. A oferta de cursos sendo apresentadas pelos próprios alunos dos programas coloca o Setor Litoral no centro da comunidade”, afirmou Mulinari.

Inclusão

Pela primeira vez foram organizadas visitas guiadas em libras. Grupos de estudantes surdos de Paranaguá e Guaratuba visitaram a Feira acompanhados de intérpretes. Assim eles puderam interagir melhor com os professores e estudantes universitários, aproveitando mais das informações disponibilizadas. A iniciativa foi do Grupo de Interação Cultural e Humanística (ICH) Libras, que acontece desde 2009.

Guia do Candidato

O Núcleo de Concursos (NC) da UFPR disponibilizou na noite de sexta-feira (15) o Guia do Candidato ao vestibular do Litoral. As inscrições poderão ser feitas até as 16 horas do dia 11 de maio, através do endereço www.nc.ufpr.br.

Conforme o documento, o processo seletivo oferece 545 vagas, distribuídas em 15 cursos. Do total de vagas, 20% são reservadas a alunos que sempre estudaram em escolas públicas, e outros 20%, a alunos negros.

Para os candidatos sem acesso à Internet, o NC disponibilizará computadores para a inscrição num posto de atendimento, na sede da UFPR Litoral (rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, Matinhos – antiga Associação Banestado). O posto funcionará durante a feira deste domingo (17) e, na sequência, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.

A taxa de inscrição é de R$ 80. Candidatos treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 77. Candidatos que comprovem não poder pagar a taxa podem pedir isenção, mediante apresentação do Cadastro Único para programas Sociais do governo federal (CadÚnico). O prazo para pedir isenção termina no próximo dia 25. As aulas começam no dia 1º de agosto.

Calendário do vestibular do Setor Litoral da UFPR

17/4 a 11/5 – Inscrição

17/4 a 25/4 – Prazo para pedir isenção da taxa

29/4 – Resultado dos pedidos de isenção