Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus Toledo recebe autorização formal para funcionamento

O campus Toledo da UFPR, que abriga o curso de Medicina, está oficialmente autorizado a funcionar. O relatório de avaliação da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que inspecionou o local em meados de outubro foi divulgado esta semana. O documento assegura ao campus o conceito necessário para o funcionamento, além de atestar que não há pendências legais a resolver.

A visita de avaliação, realizada entre 15 e 19 de outubro, foi solicitada pela UFPR em 2015, antes, portanto, do início do funcionamento do campus, que ocorreu em 2016. A comissão, formada por três professores universitários designados pelo Inep, examinou documentos e fez uma inspeção criteriosa em todas as instalações do campus. Além disso, reuniu-se com professores e alunos,  com a direção do campus e a coordenação do curso de Medicina. Também conversou com servidores técnico-administrativos em seus locais de trabalho.

A avaliação foi dividida em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Ao final, a comissão atribuiu ao campus o conceito 3, que é o necessário para a autorização de funcionamento.

“Atingimos o conceito necessário para o funcionamento e não temos pendências legais. É um resultado muito satisfatório, considerando que estamos numa estrutura provisória”, avalia a diretora do Campus Toledo, professora Cristina Rodrigues.

A partir de 2018, o curso de Medicina de Toledo funcionará em um novo campus, de 9 mil metros quadrados – cinco vezes maior que o atual, que tem 1,7 mil metros quadrados e é cedido pela Prefeitura do município. A nova sede é anexa ao Biopark, um parque tecnológico de biociências idealizado pelos fundadores da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, e será doada por eles à UFPR. O campus terá, além das salas de aula, áreas para pesquisa, laboratório de simulação, área administrativa e um centro de eventos.

Curso de Medicina

A diretora do Campus Toledo explica que a autorização formal para o funcionamento da unidade permite à UFPR encaminhar aspectos práticos como, por exemplo, ser incluída na rede de dados das instituições federais de ensino superior. E tem implicação direta no processo de reconhecimento do curso de Medicina, que está em fase de avaliação pelo Ministério da Educação.

O curso já recebeu uma visita de avaliadores no ano passado e receberá a segunda em novembro. Atualmente estão matriculados no curso de Medicina do Campus Toledo 120 alunos (são 30 vagas por semestre). O curso tem 24 professores.

 

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...