Campus de Palotina ganha mais um bloco didático

A construção foi realizada com recursos do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), do governo federal.

O reitor Zaki Akel Sobrinho esteve no campus para a solenidade de inauguração do prédio e cumpriu uma agenda de compromissos.

Akel proferiu aula inaugural sobre ‘Gestão Universitária’ para alunos, professores e técnicos. Participou da posse simbólica de 20 docentes e 10 técnicos administrativos e da colação de grau dos 36 alunos do curso de medicina veterinária, além de encontros com coordenadores de curso.

No discurso, o reitor disse que a administração central sempre foi parceira das iniciativas feitas em Palotina. O diretor do campus, Vinícius Cunha Barcellos, destacou que a unidade avança de forma considerável.

O professor Anderson Luiz de Carvalho e o servidor administrativo Douglas Leonardo Fossa também discursaram. Eles destacaram que estão no campus há muito tempo. O professor foi aluno e o servidor, estagiário.

O prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, e o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani, prestigiaram os eventos. A parceria entre prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação dos amigos do Campus, empresários e UFPR torna a região referência no ensino, na pesquisa e extensão, com ênfase na excelência acadêmica.

Reuni

O campus avançado de Palotina é o maior projeto de expansão da UFPR com verba do Reuni. A área do campus aumentou de 135 mil para 280 mil m², com a aquisição do terreno do Seminário São Vicente Palotti.

Foram construídos laboratórios, blocos didáticos, feitas melhorias no Hospital Veterinário e obras de pavimentação.

Foi criado o programa de Residência Médica Veterinária, que atualmente conta com 6 médicos residentes. Há perspectiva de aumento no número de bolsas.

O Reuni também aumentou o número de professores em Palotina de 25 para 69 e o de técnicos administrativos de 11 para 41.

Até 2015, Palotina deve contar com pelo menos cem professores e 55 técnicos. O número de alunos deve alcançar os 2,1 mil.

Novo bloco da universidade em Palotina
Foto: Arquivo Reuni/UFPR

Fonte: Ana Paula Moraes, com informações da coordenação do Reuni