Boletim do Departamento de Economia analisa inflação

O foco do simpósio é o atual ciclo de elevação dos juros e da inflação e a relação destas variáveis com o setor externo da economia brasileira. Os professores e pesquisadores do IBMEC-MG e da UNA Márcio Antônio Salvato, Pedro Henrique Sant’Anna e Leonardo Augusto Gomes da Silva fazem uma análise da evolução da balança comercial brasileira desde 1999. Os autores chamam a atenção para o crescimento recente das importações e consideram esse processo como natural para equilibrar o fluxo de divisas.

No entanto, os professores e pesquisadores do Departamento de Economia da UFPR Marcelo Curado, Luciano Nakabashi, Márcio Cruz e João Basílio Pereima Neto chamam a atenção para os efeitos da mudança na conta corrente sobre a restrição externa da economia brasileira no médio prazo. O efeito da elevação dos juros, ao levar a uma maior apreciação do real, só tende a acentuar tal problema.

Na área de política fiscal e dívida pública, tem a participação de Marcos Wagner da Fonseca, da UNIOESTE de Cascavel, que avalia o debate sobre o alongamento e a composição da dívida pública ocorrido no Brasil entre 2004 e 2006, além da análise das transformações da administração da dívida mobiliária federal interna entre 2000 e 2007. Fernando Motta Correia da UFPR trata da relação entre o ajuste fiscal e o crescimento da economia brasileira.

Os professores e pesquisadores da UNIOESTE e da Universidade Paranaense, Susã Sequinel de Queiroz, Pery Francisco Assis Shikida e Régio Marcio Toesca Gimenes tratam dos condicionantes históricos e econômicos da

agroindústria canavieira paranaense, enquanto que Ricardo Rippel e Jandir Ferrera de Lima (UNIOESTE) fazem uma análise dos fatores diferenciais e estruturais que influenciam a localização da população urbana e rural nos municípios do Oeste paranaense. Há também um artigo de Gilberto Libâneo (CEDEPLAR/UFMG) que trata dos impactos do crescimento da China na economia mineira.

O professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) Renato Dagnino escreveu artigo sobre os determinantes da inovação dos empresários brasileiros. Tão interessante e relevante quanto o artigo acima mencionado é aquele dos professores e pesquisadores do Departamento de Economia da UFPR Ana Paula Cerrón, José Gabriel Porcile Meirelles e Luiz Alberto Esteves que faz uma discussão da importância da cooperação Universidade-Empresa no Brasil.

fachada do Setor de Ciências Sociais onde funciona o curso de Economia
Foto: Izabel Liviski