Bibliotecas da UFPR estreiam novo software e trocam multas por suspensão de empréstimos

O Sistema de Bibliotecas da UFPR inaugurou na última semana um novo software de gerenciamento do seu acervo.

A substituição do programa norte-americano Virtua pelo brasileiro Sophia irá representar uma economia anual de R$ 145,5 mil à universidade.

O custo de manutenção do antigo programa era de aproximadamente R$ 180 mil por ano. Com a troca, o valor passa a ser de R$ 34,5 mil.

Além da economia, o novo software também terá uma interface mais amigável. ‘Com essa mudança, os usuários terão uma navegação mais fácil ao consultarem o nosso acervo’, afirma Ligia Setenareski, diretora do Sistema de Bibliotecas. ‘Por outro lado, com um software nacional, a universidade terá uma maior flexibilidade e um suporte melhor.’

O Sistema de Bibliotecas está acessível pelo endereço www.portal.ufpr.br. O novo software está dentro da opção ‘Acervo’.

Através do portal, os usuários podem consultar os exemplares disponíveis para empréstimo e obter extratos de materiais já emprestados. Quem mantiver seu e-mail atualizado recebe avisos quanto aos prazos de devolução em aberto.

Complexo, o processo de migração para o novo programa suspendeu temporariamente a realização de novos empréstimos de obras até o próximo 13 de março.

Durante esse período, todas as 15 bibliotecas da UFPR permanecem abertas para consultas locais e para devoluções. Apenas os empréstimos estão suspensos. ‘Além do treinamento dos mais de 100 profissionais envolvidos, também precisamos estabelecer os parâmetros para o novo programa’, explica Ligia.

Até que todas as adaptações sejam feitas, eventuais transtornos, como a indisponibilidade momentânea da consulta ao acervo via internet, podem ocorrer.

Fim das multas

Simultaneamente à migração de software, o Sistema de Bibliotecas decidiu substituir a aplicação de multas, em caso de atrasos na devolução de materiais, por suspensões do direito de empréstimo.

Ao invés de pagar R$ 0,90 por dia e por livro no caso de atraso, os usuários terão sua carteira suspensa por um período equivalente ao dobro do período em questão, calculado em dias úteis.

Exemplo: um usuário que demore cinco dias a mais do previsto para devolver uma obra ficará dez dias úteis sem poder realizar um novo empréstimo.

A substituição das multas pela suspensão será avaliada ao longo do primeiro semestre deste ano. No caso de haver um aumento do número de atrasos, a aplicação de multas pode vir a ser restabelecida.

‘Acreditamos que a comunidade universitária está madura e tem responsabilidade para compartilhar um acervo que é público’, avalia Ligia.

O fim das multas era uma antiga reivindicação dos estudantes. ‘A penalidade em dinheiro excluía os alunos que não tinham condições de pagar a multa, ao mesmo tempo em que outros não se importavam com o valor’, afirma Diogo Ornianin, integrante da direção do Diretório Central dos Estudantes.

‘O DCE fará uma campanha para conscientizar os estudantes da importância de cumprir os prazos, para que o retorno das multas não seja necessário.’

Interface do programa Sophia Biblioteca

Ligia Setenareski, diretora do Sistema de Bibliotecas