Ato Público comemora 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Associação Paranaense do Ministério Público promoverá nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, um Ato Público em Comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Será às 18 horas, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, 1º andar.

O ato visa socializar conhecimentos e multiplicar a cultura sobre os Direitos Humanos, engajando diversos segmentos sociais. Na abertura oficial, que será feita pela reitora ‘pro tempore’ Márcia Helena Mendonça, serão apresentados a Equipe Nacional de Educação em Direitos Humanos pela professora Silvia Helena Soares Schwab, a coordenadora da Cátedra UNESCO de Cultura de Paz, professora Maria Tarcisa Silva Bega e o coordenador da Cátedra ACNUR Sérgio Vieira de Mello, professor José Antonio Peres Gediel. O evento será oportunidade ainda para o lançamento do Portal Rede de Saberes pela presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Maria Tereza Uille Gomes. Haverá ainda a apresentação do Coral do Projeto Musicalização Infantil com a professora Doriane Rossi.

ATO HISTÓRICO – Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse ato histórico, a assembléia solicitou a todos os Países Membros, entre os quais o Brasil, que publiquem o texto da Declaração e que o mesmo seja ‘distribuído, exposto, lido e comentado nas escolas e outros
estabelecimentos de ensino, sem distinção fundada na condição política dos países e dos territórios’.

Documento marco do século XX, a Declaração aponta para uma série de preceitos a serem obedecidos pela sociedade humana em suas relações, através de seus 30 artigos. Entretanto, 60 anos depois de sua proclamação, a educação em direitos humanos constitui-se num grande desafio para o século XXI. A Declaração Universal dos Direitos Humanos prega a liberdade de expressão, de pensamento, a luta pela igualdade e o respeito a todos.

Foto: Angelo Silva e Ana Luisa Sallas

Fonte: Leticia Hoshiguti