Até domingo (15), MEC cadastra professores para corrigir redações do Enem

O chamado Cadastro Nacional de Corretores de Redação é voltado para professores de universidades públicas de todo o país que possuam experiência com a correção de redações.

Para participar, é preciso ter nível superior na área de Letras, com formação em Língua Portuguesa, em instituição credenciada pelo MEC, preencher corretamente o cadastro de inscrição e responder a um questionário.

Não é permitida a participação de pessoas que possuam cônjuges, filhos, dependentes legais ou parentes de primeiro grau inscritos no Enem 2009.

O grupo selecionado já será incluído na correção da edição do Enem de 2010. O cadastro pode ser feito até a meia-noite do dia 15 de novembro de 2009 no site do site do Inep. Mais informações podem ser obtidas na própria página, ou pelo e-mail redacao.enem@inep.gov.br.

Como é feita a correção

Todas as redações do Enem são levadas para Brasília, onde são escaneadas com um código para posterior identificação, já que o cabeçalho, com a identificação do aluno, não é escaneado.

Cada supervisor recebe, via internet, determinado número de redações, e as repassa para seus corretores.

Cada redação é repassada a dois corretores —nunca ligados ao mesmo supervisor. Após a correção, o sistema apura, automaticamente, aquelas que têm notas discrepantes.

Essas redações são enviadas a um terceiro corretor, que não sabe as notas dadas anteriormente e não sabe também que está fazendo uma revisão. A nota final dessa redação será a dada pelo terceiro corretor. É considerada com nota discrepante aquela redação que, numa escala de 0 a 10, teve avaliação com diferença igual ou maior que 5 pontos.

As inscrições vão apenas até às 23h59 de domingo

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador) / Com informações do MEC