Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Associação de Reitores confirma mais 47 Campi de universidades federais até 2014

Conselho da Andifes faz reunião em Porto Alegre - Foto: Luciano A J Valério (ASCOM-UFCSPA)

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que reúne os reitores das universidades federais, está reunida em Porto Alegre, para debater a expansão, o modelo de financiamento e a autonomia das universidades federais, com a presença de Paulo Speller, o Secretário de Educação Superior do MEC e ex-presidente da Andifes, pela UFMT.

A 71ª reunião ordinária do Conselho de Reitores teve início na noite de terça-feira com palestra do Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, sobre a educação superior federal: expansão, qualidade e inclusão. Ele abordou a importância do Prouni, que abriga 1,21 milhão de estudantes brasileiros e salientou que a política de renúncia fiscal é na verdade investimento público que vai integralmente para educação.

Reitores das universidades federais estão reunidos em Porto Alegre - Foto: Luciano A J Valério (ASCOM-UFCSPA)

O Presidente do Inep fez um balanço do papel das universidades federais na inclusão social, mostrando e avaliando os números governamentais que explicitam um forte e contínuo crescimento, desde 2004, da procura por cursos de formação superior, impulsionado pelo aumento de renda do povo brasileiro.

O panorama atual das universidades federais engloba a previsão de implantar até 2014 mais 47 novos campi e assim atingir um total de 260 municípios. Os dados da inclusão social mostram que de 1997 a 2011, o percentual de alunos entre 18 e 24 anos, no ensino superior foi de 7,1 para 17,6%. Na região sul, neste mesmo período, este índice saltou de 9,1 para 22,1%. As políticas governamentais do Ministério da Educação, reduziram nos últimos dez anos a taxa de analfabetismo na população entre 15 e 29 anos, em 2011, a um patamar de apenas 1,9%, contra o índice de 4,9%, de 2001. Estes dados confirmam a crescente demanda pelo ensino superior e é vista pelo presidente do Inep como “uma pressão positiva para expansão da oferta dos cursos de graduação e consequentemente de pós-graduação”. Ele concluiu a palestra ressaltando que a presidente Dilma Rousseff entende o papel estratégico das nossas universidades e a importância de termos diferentes modelos de expansão respeitando a autonomia e lembrando ainda que as vagas e a disseminação científica nas Ifes são um bem público.

Vice-Reitor Rogério Andrade Mulinari (dir.) - Foto: Luciano A J Valério (ASCOM-UFCSPA)

Segundo o presidente da Andifes, o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschye e a ex-presidente (gestão 2003), professora Wrana Maria Panizzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a instituição defende há mais de dez anos um projeto de governo para educação, com o compromisso e respeito à mobilidade e inclusão social, numa perspectiva estratégica para a nação.

 

Texto de Carlos Alberto Rocha -Assessor de Comunicação Social.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...