Arquitetura e Urbanismo comemora hoje 50 anos de história

Docentes, alunos e técnicos administrativos participam, quinta-feira, dia 7, às 14h30, no auditório do Setor de Tecnologia/campus Politécnico, da solenidade que marca os 50 anos de funcionamento do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Ao longo desse período, mais de dois mil arquitetos e urbanistas foram formados (51 turmas) e hoje participam ativamente da difusão e construção de saberes com a sociedade.

Segundo a professora Josilena Gonçalves, o curso fundado em 1962/1963, surgiu em meio ao crescimento econômico e ao desenvolvimento urbano do Paraná após os anos 50 do século passado. Foi inserido nas estratégias da política nacional que possibilitou a abertura de uma frente de negócios promissores para a profissão do arquiteto. Nessa época, o Paraná ainda se via dependente dos profissionais de outros estados, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, que trouxeram sua cultura e experiência para o exercício profissional e também para a formação da nova escola.

Esses fatores e a emergência da arquitetura modernista no país, como uma grande força de impulso no campo da arquitetura, moldaram a profissão e o ensino no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Em mais de cinco décadas de funcionamento viveu a formação e a aposentadoria de um quadro docente, do qual já participaram aproximadamente 90 professores.

Como tudo começou

Em 1961, a Escola de Engenharia da UFPR constitui uma comissão especial de professores composta pelos engenheiros Rubens Meister, Ralph Leitner e Samuel Chamecki. O corpo docente pioneiro é formado por profissionais oriundos de duas escolas: a carioca e a paulista, responsáveis pela vanguarda da arquitetura moderna na época. A direção do curso de Arquitetura cabe à Escola de Engenharia,  em 1965 são constituídos os Departamentos de Composição e de Teoria e História da Arquitetura, e contratados arquitetos para cumprir as funções docentes e administrativas referentes a essas áreas.

As disciplinas da área de tecnologia são da responsabilidade do Departamento de Técnicas Construtivas existente no curso de Engenharia. Outros departamentos da UFPR colaboram ministrando as disciplinas de áreas complementares à formação do arquiteto, tais como: desenho, topografia, sociologia, economia, estatística etc. Com a reforma universitária de 1969 é criado o Setor de Tecnologia da UFPR, a antiga Escola de Engenharia transforma-se em curso de Engenharia, com várias modalidades organizadas em departamentos. O CAU fica subordinado à direção do Setor de Tecnologia.

Celsina Favorito