Após 25 dias de suspensão, universidade reinicia as aulas

As atividades acadêmicas da UFPR estavam suspensas havia 25 dias, desde o último dia 30 de julho, em razão da epidemia de gripe A(H1N1).

A suspensão obrigou o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR a aprovar um novo calendário acadêmico, que transferiu o último dia letivo do ano de 23 de novembro para 9 de dezembro.

A universidade providenciou uma série de medidas para a volta às aulas. Entre as providências estão a formação de uma comissão de orientação, a elaboração de uma cartilha de bolso com informações sobre o vírus e a instalação de dispensadores de álcool em gel em todos os prédios.

Conforme o novo calendário, os estudantes da UFPR têm até quarta-feira (26/8) para fazer correções de matrícula. As matrículas em disciplinas isoladas ou eletivas podem ser feitas nos dias 27 e 28.

‘Os professores devem reduzir, se possível, as atividades com aglomeração de alunos, otimizando o tempo utilizado na realização das atividades práticas em grupo e utilizando-se de práticas alternativas às aulas teóricas, garantindo a aprendizagem e os objetivos propostos nos planos das disciplinas’, diz trecho da resolução 44/2009 do Cepe.

A decisão assegura o direito à segunda chamada ao aluno que apresentar sintomas de gripe, mediante apresentação de atestado médico.

Os professores ainda estão autorizados a registrar, como frequência às aulas de suas disciplinas, as atividades didáticas não presenciais programadas e desenvolvidas por meio de exercícios domiciliares ou a distância, sob supervisão docente direta e com efetiva participação dos alunos.

Alunos com sintomas de gripe, alunas gestantes e os pertencentes a grupos de risco têm direito a exercícios domiciliares. Para tanto, é necessário encaminhar requerimento, preferencialmente por meio eletrônico, à coordenação do curso.

Os alunos que não queiram participar da cerimônia de formatura não precisam justificar ausência. Podem agendar sua colação em gabinete.

Alunos fazem uso de álcool em gel, na Reitoria da UFPR

Apresentação sobre a gripe A na entrada do Edifício Dom Pedro I
Foto: Izabel Liviski

Funcionária da portaria da Reitoria, com a camiseta da comissão de orientação sobre a nova gripe