ANDIFES promove Seminário Anual de Politicas Públicas para a Educação

Com o tema ‘Carência de professores na Educação Básica’, o encontro pretende fazer um diagnóstico da realidade atual e sugerir propostas para a melhoria da qualidade da educação brasileira, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior promove, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Hotel Nacional em Brasília, o III Seminário Anual de Políticas Públicas para a Educação.

O evento reunirá os ministros da Educação Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia Sérgio Resende; os ex-ministros da Educação Murílio Hingel e Paulo Renato de Souza, parlamentares; dirigentes, ex-dirigentes e pró-reitores de Instituições Federais de Ensino Superior e as principais entidades ligadas à educação brasileira.

De acordo com o relatório, ‘Escassez de professores no ensino médio: soluções estruturais e emergenciais’, publicado em maio deste ano pelo Conselho Nacional de Educação, um número cada vez menor de jovens segue a carreira do magistério. Para suprir a carência de professores no ensino médio, o País precisaria de cerca de 235 mil docentes, principalmente nas disciplinas de física, química, matemática e biologia. Mas esse número é difícil de alcançar. Em 2001, formaram-se pela Universidade de São Paulo, a maior universidade brasileira, apenas 172 professores para lecionar nessas quatro disciplinas.

A falta de profissionais na educação é agravada pela aposentadoria e pelo afastamento dos docentes. Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, o Brasil corre o sério risco de ficar sem professores de ensino médio na rede pública na próxima década. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo DIEESE, em 2005, 60% dos 2,5 milhões de educadores encontravam-se próximos da aposentadoria.

O III Seminário Anual de Políticas Públicas para a Educação demonstra a preocupação da ANDIFES em debater as formas de atuação do ensino superior, em especial das IFES, para a melhoria da educação básica, em especial no que tange à carência de docentes nesse nível educacional. Na

ocasião, será apresentado um diagnóstico da realidade brasileira para buscar propostas para a sua melhoria.

Foram convidadas também para o debate as Secretarias de Educação e Superior, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Conselho Nacional de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação .

Mais informações pelo telefone: (61) 3321.6341, ou pelo e-mail: HYPERLINK ‘mailto:andifes@andifes.org.br’andifes@andifes.org.br.

Fonte: ACS