Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Amoreiras são atração no Setor de Ciências Biológicas

Foto: @millecason

Essa é uma das épocas do ano mais esperadas pelos frequentadores do Setor de Ciências Biológicas, e não é só pelo final do inverno e aproximação da primavera. É nesse período que as amoreiras, árvores que estão espalhadas por todo o Setor, ficam repletas de amoras maduras, adoçando o dia a dia daqueles que passam por ali.

As amoreiras são atração do Setor há cerca de 30 anos, desde que os primeiros pés foram plantados pela equipe do professor aposentado Yang Chiang Chang, docente do Departamento de Fisiologia pioneiro em uma linha de pesquisa de Neurofisiologia. “Ele usava seres invertebrados como minhocas e bichos da seda em seus experimentos de Eletrofisiologia. As amoras eram utilizadas para alimentar os animais”, conta Claudia Sallai Tanhoffer.  Na época, Claudia era estudante da universidade, hoje ela é docente no Setor e continua a apreciar os frutos.

A distribuição das árvores pelo Setor teve grande ajuda dos pássaros, já que a polinização realizada por eles foi a responsável por espalhar as plantas pelo espaço. Por se tratar de uma árvore mais rústica, não foram necessários cuidados especiais para sua conservação e as amoreiras persistem dando frutos por três décadas.

Além de se tornar um atrativo para a comunidade acadêmica que desfruta das amoras, segundo Claudia essas árvores representam um importante momento em que a pesquisa começou a ser desenvolvida em muitos departamentos na universidade.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...