Aluno da UFPR participa de Intercâmbio em navio no Japão

Foto: Arquivo Pessoal

Fábio Streitemberger Fabro, aluno do último ano de Engenharia Mecânica, é o primeiro estudante da Universidade Federal do Paraná a participar do Programa de Formação de Jovens Líderes Globais (Ship for World Youth Leaders), um intercâmbio cultural promovido pelo governo do Japão desde 1988 e realizado a bordo de um navio. Com apoio da Agência UFPR Internacional, Fábio, de 23 anos, passou 52 dias ao lado de quase 240 jovens de vários países selecionados para o programa.

O Brasil já participou nove vezes do programa, que cobre todos os custos de participação, incluindo passagens aéreas, acomodação e alimentação.

Foto: Arquivo Pessoal

Nos primeiros dias, Fábio ficou hospedado na casa de uma família tipicamente japonesa, na cidade de Yamaguchi. Depois foi para Tóquio, onde ficou alojado na antiga Vila Olímpica, construída para os primeiros  Jogos Olímpicos do Japão, em 1964. Recebeu um pré-treinamento, com aulas, workshop, seminários, explicando como seria o dia a dia em alto mar, no navio. O cruzeiro  passou  pelas Ilhas do Pacífico e Nova Zelândia.Além do Japão, participaram  jovens do Canadá, Costa Rica, Egito, Fiji, Índia, Quênia, Nova Zelândia, Tonga e Ucrânia.

Foto: Arquivo Pessoal

O programa visa desenvolver lideranças capazes de lidar com diferentes culturas, formas de comunicação e experiências de vida e tem três vertentes:

Liderança, Gerência de Projetos e Entendimento Multicultural.

Foto: Arquivo Pessoal

Com um mentor responsável, os estudantes foram divididos em pequenos grupos e trabalharam conteúdos como cooperação internacional, turismo responsável, redução de riscos de desastres naturais, diversidade e inclusão, como também, empoderamento da juventude.

Fábio diz que o programa lhe mostrou que liderança pode ser aprendida e, assim, todos podem se tornar líderes. Entre as lições aprendidas, ele destaca que “um ambiente colaborador traz segurança e que o fracasso não existe”. “Eu quero ser um empreendedor e impactar o mundo”, completou o futuro engenheiro.

Acesse o álbum de fotos

Por Cida Bacaycôa