Alunos da UFPR conquistam 1°lugar no Prêmio IEL de Estágio

Superintende do IEL no Paraná, José Antonio Fares, entrega o Prêmio IEL de Estágio para Iago Lopes, sua professora orientadora, Ilse Beuren e seu supervisor no Senai, Enelvo Sanchotene Martinelli. Imagem: Mauro Frasson

Profissionais que desenvolveram projetos de estágio em empresas e indústrias do Paraná receberam no final do mês de setembro, no Campus da Indústria, em Curitiba, o 8° Prêmio IEL de Estágio 2014. Iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi, que faz parte do Sistema Fiep (da Federação das Indústrias do Estado do Paraná), a premiação busca reconhecer os projetos de jovens talentos, como forma de iniciativa nesse início de suas trajetórias profissional.

“O prêmio é um grande passo para alavancar a minha carreira”, diz Iago França Lopes, estagiário do Centro Internacional de Inovação do Senai no Paraná, e aluno do último ano de Ciências Contábeis da UFPR, que foi contemplado com o primeiro lugar na categoria Sistema Indústria. Autor do projeto “Incentivos Fiscais e Recursos à Inovação Tecnológica: Iniciativas do Governo Federal que Impulsionam as Empresas Brasileiras”, em conjunto com a professora Ilse Maria Beuren, o estudante explica que o projeto visa contribuir para a disseminação de práticas e da cultura da inovação nas empresas. A abordagem do tema foca em politicas do governo federal que incentivem a inovação tecnológica e chamadas públicas que visem fomentar a implementação deste tipo de projeto nas empresas, bem como a criação de cenários que proporcionem às mesmas competitividade.

Presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, entregou o Prêmio IEL para Gustavo Oliveira. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria grande empresa – FOTO: Agência Fiep

O vencedor da categoria grande empresa foi o estudante de Engenharia de Produção da UFPR, Gustavo Walach Oliveira. “Fiquei surpreso com a conquista do primeiro lugar. Estou levando o nome do IEL em meu currículo e esse reconhecimento pode ajudar no desenvolvimento da minha carreira”, conta o estagiário do Grupo Boticário. Marcell Mariano Correia Macedo é professor da UFPR e foi orientador do Gustavo durante o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, receber o Prêmio IEL mostra que a academia está no caminho certo. “Fornecemos uma boa formação para o aluno, possibilitando que ele se destaque no mercado de trabalho e também colaboramos para o desenvolvimento das empresas e indústrias nas quais esses profissionais estão inseridos”, concluiu.

Ao todo, foram quatro categorias de premiação: micro e pequena empresa, média empresa, grande empresa e Sistema Indústria. Os vencedores de cada categoria recebem R$ 2 mil, troféu e certificado. Os profissionais que conquistaram o primeiro lugar no prêmio estadual irão representar o Paraná no Prêmio IEL de Estágio Nacional.

Por Franciane Martins (com informações da Agência Fiep)