EXECUÇÃO (PDTIC 2022-2026)

Necessidades identificadas

As necessidades elencadas foram divididas em duas tabelas: a primeira tabela identifica necessidades classificadas como “básicas” ou “essenciais”, ou seja, necessidades inerentes e cotidianas de gestão, governança, suporte técnico, manutenção e melhoria de soluções, serviços e recursos de TIC já implantados ou a serem implantados na UFPR; a segunda tabela, identifica as necessidades classificadas como “Priorizáveis”, por representar projetos a serem implementados ou melhorados.

As necessidades estruturantes, por representar tal característica fundamental e para garantir sua execução, não foram submetidas a priorização, evitando assim, competir com as necessidades priorizáveis relacionadas na segunda tabela.

IDNECESSIDADE ESTRUTURANTEDESCRIÇÃOOBJETIVO ESTRATÉGICOOBJETIVOS RELACIONADOS
NE.01Manter o parque de desktops, notebooks, workstations e monitores.Prover serviços de suporte, manutenção e garantia aos computadores da UFPR, substituindo-os periodicamente para garantia de desempenho e atualização tecnológica, e atendimento das demandas de crescimento, adequando a configuração dos equipamentos às necessidades gerais e específicas da UFPR.OE.02OE.04, OE.07
NE.02Manter a infraestrutura de redes de dados.Mapear, manter, suportar, prover atualização tecnológica e atender demandas por ampliação de toda a infraestrutura de rede de dados (metálica e ótica) da UFPR, incluindo ativos de rede, nobreaks e racks, etc., propiciando conectividade com disponibilidade.OE.02OE.04, OE.08
NE.03Manter, ampliar e melhorar a conectividade da rede sem fio corporativa (UFPR sem Fio).Manter a rede sem fio da UFPR funcional, provendo suporte, renovação, ampliação, melhorias e ajustes nos serviços que garantam a disponibilidade e a conectividade para o acesso, facilidade de uso, segurança e a qualidade do serviço.OE.02OE.04, OE.08
NE.04Manter e ampliar a capacidade de datacenters e melhorar a operação para hospedagem de serviços e sistemas.Manter, suportar, atualizar e ampliar o atual parque de servidores e demais recursos de datacenters da UFPR (storages, nobreaks, refrigeração, racks, switches, cabeamento, elétrica, instalações físicas, etc.), incluindo estruturação de novo datacenter para site-backup, com foco em alta disponibilidade e capacidade de atendimento das necessidades, promovendo constante atualização dos recursos e adequada operação.OE.02OE.03, OE.04, OE.12
NE.05Manter o atual modelo de
impressão corporativa
(outsourcing).
Manter contrato de outsourcing de impressão corporativa, promovendo as devidas adequações no número de equipamentos, assim como adequação às necessidades das unidades da UFPROE.02OE.03, OE.04, OE.07, OE.08
NE.061Manter sistemas administrativos e acadêmicos para suportar as áreas meio e fim da UFPR.Contratar, adquirir, adotar ou desenvolver internamente sistemas, aplicações e sítios institucionais que suportem serviços voltados às áreas meio e fim, aderentes às necessidades do negócio, provendo as devidas manutenções e de acordo com as prioridades da UFPR.OE.02OE.03, OE.04
NE.07Suportar sistemas corporativos e prover licenciamento de software com finalidade educacional e administrativa.Prover licenciamento de diferentes programas aplicativos, sistemas operacionais, plataformas (como o Office 365) ou sistemas de aplicação específica (como bancos de dados), voltados ao atendimento de demandas de ensino e administrativos, com garantia e suporte de manutenção.OE.02OE.07, OE.09, OE.14, OE.15
NE.08Melhorar as condições básicas de trabalho e ferramentas nos ambientes de TIC.Prover adequações nas condições de trabalho das equipes de TIC e ferramental apropriado à execução de suas atividades, por meio de reforma civil, mobiliários, equipamentos de TIC, mais conforto aos profissionais e minimização de riscos a pessoas e serviços, visando aumento de produtividade e qualidade de vida.OE.02OE.03, OE.08
NE.09Capacitar profissionais de TIC.Implementar Plano de Capacitação Permanente para profissionais de TIC da UFPR, de acordo com as necessidades institucionais, buscando formar as competências e perfis desejados, incluindo cursos, treinamentos, certificações profissionais, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu), participação em fóruns e congressos, etc.OE.06OE.02, OE.03, OE.04, OE.05, OE.07, OE.08,
OE.09, OE.10, OE.14
NE.10Manter solução tecnológicas relacionadas à segurança institucional (pessoal e patrimonial).Prover soluções – no tocante à tecnologia da informação e comunicações – adequadas ao suporte às necessidades de segurança institucional, tais como vigilância por videomonitoramento e controles de acesso.OE.02OE.01, OE.03, OE.07
NE.11Promover e manter soluções de comunicação unificada.Promover e manter soluções modernas e adequadas às necessidades de comunicação institucional de maneira integrada/unificada (voz, web conferência, videoconferência, mensageria, etc.), abrangente e de fácil uso pelos usuários, incluindo telefonia e ferramentas de suporte ao ensino à distância (EAD).OE.02OE.01, OE.04, OE.05, OE.07, OE.09, OE.10,
OE.14
NE.12Prover a segurança das
informações e comunicações institucionais.
Prover os recursos e as soluções tecnológicas necessárias para implementar e manter a Política de Segurança da Informação (PSI) da UFPR.OE.04OE.02, OE.03
NE.13Promover adesão a produtos de software com vantagens para a área de educação.Realizar levantamento de oportunidades junto a empresas (Academic Partners) que pratiquem políticas de descontos acadêmicos ou outras vantagens em soluções de software e propor parcerias, convênios ou contratação visando atender necessidades educacionais e administrativas quando de interesse e vantajoso para a UFPR.OE.05OE.02
NE.14Reestruturar e manter
ambientes de TIC em
laboratórios e salas.
Prover suporte na estruturação e reestruturação de laboratórios de informática, assim como em salas de aula, relativamente a recursos de TIC.OE.02OE.03
NE.15Capacitar usuários de TIC.Prover capacitação de usuários vinculada aos serviços ofertados por meio da disponibilização/oferta de cursos, treinamentos internos e externos e tutoriais, de acordo com as necessidades institucionais.OE.07OE.02, OE.04, OE.10
NE.16Criar e implementar políticas de TIC para a UFPR.Criar, aprovar e implementar políticas de TIC para a UFPR, com vistas à organização e aumento da governança digital e corporativa, tal como política de uso de recursos de TIC (e-mail, computadores, sistemas), etc.OE.13OE.02, OE.05
NE.17Implantar IPv6 para toda a UFPR.Realizar transição tecnológica do padrão de transmissão de dados utilizados na infraestrutura física, lógica, aplicações e serviços de rede utilizados atualmente na UFPR, denominado IPv4, para o protocolo IPv6, alinhado com os parâmetros do “Plano de Disseminação e Uso do IPv6” no âmbito do SISP.OE.02OE.03
NE.18Implantar projeto de gerenciamento de serviços, processos e riscos de TIC.Implantar projeto de Gestão de Serviços de TIC baseados em ITIL, incluindo gestão de ativos, com ferramental necessário para o gerenciamento de serviços, o mapeamento e o gerenciamento de processos, assim como o mapeamento e o gerenciamento dos riscos inerentes aos serviços de TIC.OE.03OE.01, OE.02, OE.04, OE.05, OE.06, OE.07,
OE.08, OE.10, OE.12, OE.13
NE.19Implementar a Política de
Segurança da Informação da UFPR pela TIC.
Implementar as determinações da PSI, provendo os recursos necessários, conforme Resolução nº 21/14-COPLAD, de 24/09/2014, que cria a Política de
Segurança da Informação da UFPR (PSI/UFPR).
OE.04OE.02, OE.05, OE.07, OE.08, OE.12, OE.13
NE.20IntegraTI – manter e aprimorar o programa para integração das áreas de TIC da UFPR.Manter e aprimorar estratégia de Integração – IntegraTI – entre as diversas áreas de TIC da UFPR, com o objetivo de melhorar a entrega de valor pela TIC às áreas finalísticas e administrativas, promover o alinhamento estratégico, tático e operacional, através da integração de processos e pessoas, inclusive estabelecendo canais de comunicação entre os profissionais de TIC da UFPR.OE.12OE.01, OE.02, OE.03, OE.04, OE.05, OE.06,
OE.07, OE.10, OE.13
NE.21Promover a integração de
bases e sistemas de uso
institucional.
Implementar a integração dos diversos sistemas e bases de dados existentes na UFPR a fim de evitar redundâncias e de permitir que diferentes áreas de negócio possam trabalhar de forma conjunta e automatizada.OE.14OE.02
NE.22Redefinir organograma de TIC e as alocações das funções gratificadas.Revisar o organograma das funções de TIC da UFPR para melhor refletir a atual realidade do cenário estratégico da UFPR e realizar um mapeamento das funções gratificadas visando a melhor redistribuição de acordo com as necessidades de negócio.OE.01OE.05, OE.06, OE.08, OE.10, OE.12
NE.23Melhorar o processo de seleção dos candidatos a cargo de servidor público na área de TIC por meio dos concursos da UFPR.Promover revisões constantes do conteúdo programático previsto nos
editais de concursos a fim de que reflita as necessidades técnicas específicas das áreas de TIC.
OE.03OE.06, OE.07

O quadro a seguir apresenta as necessidades de TIC da UFPR em ordem de prioridade, onde o número “1” representa a maior prioridade. A prioridade diminui à medida que o número aumenta.

IDNECESSIDADEDESCRIÇÃOOBJETIVO ESTRATÉGICOOBJETIVOS RELACIONADOSPRIORIDADE
NP.01Criar e executar o Projeto SIGA 2.0Definir novo projeto para promover melhorias no desenho, na análise e na codificação de novas funcionalidades, além de melhorar as funcionalidades existentes. Estabelecer manutenção e suporte ágil e eficiente aos clientes e usuários finais do sistema, consolidando o SIGA como sistema acadêmico pleno e integrado.OE.02OE.03, OE.141
NP.02Implantar e manter solução de Comunicação Unificada e Colaboração com base em Telefonia IP.Evoluir a atual solução de comunicação baseada em telefonia convencional para solução de Comunicação Unificada e Colaboração (UCC) com base em Telefonia IP, com controle centralizado, incluindo funcionalidades de videoconferência, contact center, mesa de operações de telefonia, ramais virtuais (softphone) etc., para atendimento a demandas administrativas e acadêmicas, incluindo EAD.OE.02OE.03, OE.072
NP.03Readequar e ampliar a rede sem fio corporativa (UFPR sem fio).Readequar a rede sem fio da UPFR, promovendo constante atualização tecnológica, ampliação de cobertura conforme necessidade, inclusive para salas de aula, e provendo melhorias no atual serviço que garantam a disponibilidade e a conectividade para o acesso, facilidade de uso, segurança e a qualidade do serviço.OE.02OE.03, OE.043
NP.04Organizar a Rede UFPR sob domínio.Implantar ambiente de domínio na Rede UFPR, visando organização, padronização e gestão centralizada do parque de ativos e de outros recursos de TIC, como pré-requisito para implementação de processos de gerenciamento de ativos de TIC e planejamento de aquisição de ativos, facilitando e agilizando a realização de serviços comuns de atendimento remoto ao usuário, via rede.OE.02OE.03, OE.04,
OE.07, OE.08
4
NP.05Implementar solução de gerenciamento de serviços corporativos, incluindo gerenciamento de serviços de TIC.Implantar solução de software que proporcione o gerenciamento de processos diversificados de diferentes unidades de negócio (gestão de pessoas, infraestrutura, financeiro, etc.) e, em TIC, melhorar a gestão de serviços e unificar o canal de atendimento para todas as unidades de TIC da UFPR.OE.09OE.02, OE.03,
OE.05, OE.14
5
NP.06Implantar e manter solução de Gestão de Ativos de TIC.Implantar solução de gestão automatizada de ativos de TIC
(hardware e software) em atendimento a orientações dos
órgãos de controle e em alinhamentos às melhores práticas
de gestão de TIC.
OE.09OE.02, OE.03,
OE.05, OE.14
6
NP.07Prover dupla estrutura de datacenter institucional (principal + secundário).Construir estrutura de datacenters contemplando site backup para abrigar os serviços de TIC, dimensionados para atendimento das demandas atuais e escaláveis para demandas futuras, contemplando requisitos para aumento da segurança das informações e garantia de alta disponibilidade aos serviços.OE.02OE.03, OE.04,
OE.08, OE.09,
OE.12
7
NP.08Adquirir solução de antivírus corporativo
para sistemas operacionais de computadores e dispositivos móveis corporativos, além de equipamentos
servidores da Rede UFPR.
Aquisição de solução de antivírus corporativo, com gerenciamento centralizado, para instalação em desktops, notebooks, tablets, smartphones e servidores da Rede UFPR, para aumento da segurança da informação e diminuição de incidentes de segurança digital, em consonância com a Política de Segurança da Informação da UFPR.OE.04OE.02, OE.03,
OE.07, OE.08
8
NP.09Implantar o SIADS na UFPR.Implantar o sistema SIADS (Sistema Integrado de Administração de Serviços) ferramenta do governo federal destinada ao controle dos bens patrimoniais da UFPR em substituição ao sistema SAP, que possibilite integração com os sistemas do Governo Federal e permita maior agilidade dos processos relacionados à gestão patrimonial, conforme regulamentações do próprio Governo Federal.OE.09OE.02, OE.03,
OE.05, OE.14
9
NP.10Estruturar área de Segurança da Informação
e Comunicação.
Promover a estruturação da área da Segurança da Informação
e Comunicação visando à integração das diversas células que atuam de forma pulverizada e independente.
OE.04OE.01, OE.03,
OE.05, OE.13
10
NP.11Adequação dos assuntos relacionados à
Tecnologia da Informação e Comunicação
da UFPR à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Implementar as adequações de TIC, tais como aquelas relacionadas a sistemas de informação, bancos de dados, entre outros necessários ao atendimento dos requisitos impostos pela Lei nº 13.709, de 14 de agosto 2018.OE.04OE.05, OE.0811
NP.12Prover soluções de cyber segurança para a UFPR.Implementar soluções tecnológicas para proteger, monitorar e prevenir incidentes de segurança da informação, tais como ataques, invasões, acessos não autorizados, entre outros.OE.04OE.0312
NP.13Estruturar, disponibilizar e manter solução unificada e padronizada para sítios
institucionais.
Estruturar solução para hospedagem de sítios institucionais a fim de reforçar a marca UFPR mediante padronização da identidade visual, aumentar a segurança das informações, simplificar a oferta e agilizar a entrega dos serviços, melhorar a disponibilização de conteúdos e economizar recursos computacionais com a hospedagem.OE.02OE.03, OE.05,
OE.10
13
NP.14Implantar Centro de Operações de Rede (NOC).Implantar centro de operação e monitoramento ativo de serviços de TIC, integrado à Central de Serviços, visando melhoria da disponibilidade dos serviços de TIC.OE.02OE.04, OE.07,
OE.08
14
NP.15Manter infraestrutura de banco de dados para suportar os sistemas administrativos e acadêmicos.Prover o licenciamento do sistema de gerenciamento de banco de dados Oracle com a finalidade de assegurar o suporte, atualização de versões e aplicação de patchs de correção e a continuidade da execução dos sistemas que interagem com o banco de dados.OE.12
E.04, OE.1415
NP.16Aprimorar o Portal da Transparência da UFPR.Prover melhorias no Portal da Transparência, agregando em
uma única fonte de informação os dados institucionais, tais como: indicadores, dados abertos, relatórios e afins, provendo maior transparência e publicidade de informações relacionadas a assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, entre outros.
OE.15OE.0216
NP.17Disponibilizar ambiente de
computação/processamento em nuvem institucional (corporate cloud) para a UFPR.
Disponibilizar ambiente de computação em nuvem, em nível
institucional (corporate cloud pública, privada ou híbrida),
para oferta de serviços voltados à área acadêmica, visando à
consolidação e melhor aproveitamento da TIC, oferecendo maior agilidade, padronização, maior eficiência de custos, de gerenciamento, de energia, de armazenamento, de segurança e de acesso.
OE.02OE.03, OE.04,
OE.08, OE.12
17
NP.18Destinar área física específica de TIC.Promover reestruturação física voltada à área de TIC da UFPR,
mediante construção ou alocação de espaço, visando instalações compatíveis com as necessidades atuais e futuras.
OE.02OE.04, OE.05,
OE.06, OE.07,
OE.10, OE.12
18
1 A priorização dos sistemas a que se refere a NE.06 se dará com base nos seguintes critérios:
• Conformidade legal;
• Eficiência administrativa e economia de recursos;
• Outros critérios definidos pela Gestão da UFPR.

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação

A direção, o planejamento, o desenvolvimento, a execução, o suporte e o monitoramento das atividades relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são de responsabilidade da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) e tem seu regimento interno aprovado pela Resolução No. 45/19-COPLAD, de 28 de junho de 2019 (e alterada pela Resolução Nº 21/21-COPLAD).

O Comitê Institucional de Governança Digital (CIGD) é o órgão aprovador do PDTIC na UFPR em primeira instância. O COPLAD atua em segunda instância para referendo e deliberações superiores conforme sua competência. Assim, cabe ao COPLAD e à Administração Central da UFPR, a responsabilidade final pela aprovação das demandas e sugestões mapeadas pelo CIGD no PDTIC, ficando a execução a cargo da Pró-Reitoria de Administração por meio da AGTIC.

O CIGD possui composição definida em conformidade com o requerido pelo Decreto nº 10.332/2020, e instituída pela Portaria 102/24.