Conscientização em Segurança da Informação: AUTENTICAÇÃO
A autenticação é um processo de segurança da informação essencial para validar a identidade de um usuário em um ambiente digital (dispositivos e sistemas). Esse processo ocorre com a verificação e o reconhecimento das credenciais de acesso.
Credenciais de acesso são usualmente compostas de login e senha. Biometria e token de acesso também são tipos de credenciais.
A utilização de senhas robustas, gerenciadores de senha e autenticação de dois fatores (2FA) elevam a proteção dos dispositivos e sistemas contra acessos indevidos.
Credenciais de acesso são sigilosas, pessoais e intransferíveis.
BOAS PRÁTICAS PARA A PROTEÇÃO DAS CREDENCIAIS DE ACESSO
1 – Nunca compartilhe! Assim como um documento pessoal (CPF, RG, passaporte, entre outros), as credenciais de acesso são a sua identidade dentro do ambiente digital institucional.
2 – Nunca utilize para outros fins! Suas credenciais de acesso devem ser utilizadas apenas para fins acadêmicos/institucionais, no ambiente digital institucional ou ambientes digitais correlatos. Ao utilizar suas credenciais de acesso institucional para serviços pessoais (como aplicativos de streaming, redes sociais, games, etc) você está colocando em risco a segurança das suas informações!
3 – Troque sua senha periodicamente! Essa prática auxilia na proteção das suas credenciais de acesso, impedindo acesso não autorizado.