Abril de Shakespeare aborda a obra do autor sob ótica contemporânea

“Teremos palestras, debates e mesas-redondas e o lançamento de uma revista dedicada à obra de Shakespeare. O objetivo maior é promover o diálogo a respeito da obra de William Shakespeare com o objetivo de introduzir o público participante no universo multifacetado do autor sob uma ótica contemporânea”, explica a Professora Dra. Liana de Camargo Leão, uma das organizadoras do evento, ao lado da Professora Dra. Célia Arns de Miranda e da Professora Dra. Anna Stegh Camati, todas do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, Camati é aposentada do departamento e atualmente ministra aulas de mestrado na Uniandrade.

Desde seu início, o Abril de Shakespeare promove integração entre universidades. Na primeira edição, foi realizado na UFPR, FAAP e Positivo. Na edição atual, as atividades ocorrem na UFPR, Uniandrade, Unibrasil e nos espaços culturais Solar do Rosário e Cultura Inglesa. Além disso, conta com professores das três universidades citadas e também da UFRJ, PUC-RJ, UFMG E UFSC.

Um dos diferenciais do Abril de Shakespeare é a produção editorial pós-evento, visto que dos encontros promovidos, já nasceram dois livros sobre a obra de Shakespeare e uma revista.

Além disso, outra característica interessante do evento é abordar Shakespeare de diversos aspectos, inclusive do ponto de vista econômico e as releituras brasileiras sobre sua obra. “Isso é ótimo! A diversidade da abordagem é um convite feito pela própria natureza das peças de Shakespeare”, empolga-se a professora, lembrando que o autor tem um texto rico, que permite múltiplas leituras. “A cada leitura o texto magicamente se renova: é mais uma coisa aqui e ali que não havíamos notado antes. Por isso, Shakespeare é um clássico. Ele não se esgota em uma ou duas leituras”, conclui.

Serviço:

Abril de Shakespeare V

Datas: de 22 a 28 de abril de 2010

Entrada franca.

Programação:

22 de abril (quinta-feira) :
– 8h30 às 11h30: Minicurso “Discursos pré-shakespearianos: milagres, mistérios e moralidades”, com Dra. Marlene Soares dos Santos (UFRJ), inscrições pelo e-mail anasimas@ufpr.br. Local: UFPR, Rua General Carneiro, 460. Ed. Dom Pedro I, 10º andar, sala 1005B.

– 14h30 às 17h30: Minicurso “Romeu e Julieta na cultura popular brasileira”, com Dra. Aimara da Cunha Resende (CESh), inscrições pelo e-mail danielenunesmotta@yahoo.com.br. Em seguida das 17h30 às 18h30: lançamento da Revista Scripta Uniandrade, nº 7: Releituras contemporâneas de Shakespeare.

– 19h45 às 21h: Palestra “William Shakespeare and John Fletcher: The Two Noble Kinsmen”, com Dr. José Roberto O’Shea (UFSC). Local: Cultura Inglesa (Rua General Carneiro, 777 – Centro).

23 de abril, sexta-feira:

– 8h30 às 11h30: Minicurso “Discursos pré-shakespearianos: milagres, mistérios e moralidades”, com Dra. Marlene Soares dos Santos (UFRJ). Local: UFPR, Rua General Carneiro, 460. Ed. Dom Pedro I, 10º andar, sala 1005B.

– 14h30 às 17h30: Minicurso “Romeu e Julieta na cultura popular brasileira”, com Dra. Aimara da Cunha Resende (CESh). Local: UNIANDRADE, campus Cidade Universitária – Ed. José de Barros, 1º andar, Sala 231. Rua João Scuissiato, nº 1, prolongamento da Av. Iguaçu – Santa Quitéria.

26 de abril, segunda-feira:

– 19h30 às 21h: Mesa-redonda “William Shakespeare: fatos, retratos e o contexto teatral”, com Dra. Célia Arns de Miranda (UFPR); Dra. Anna Stegh Camati (UNIANDRADE) e Dra. Liana de Camargo Leão (UFPR). Local: UNIBRASIL, Rua Konrad Adenauer, 442, Bloco B, Auditório Glaci Zancan. Tarumã.

27 de abril, terça-feira:

– 19h às 21h: Mesa-redonda “Macbeth: texto, palco e tela”, com Dra. Marcia Martins (PUC/ RJ), Dra. Cristiane B. Smith (UNIANDRADE) e Dr. Caetano Galindo (UFPR). Local: UFPR, Rua General Carneiro, 460. Ed. Dom Pedro I, 10º andar, sala 1005B.

– 28 de abril, quarta-feira:

– 19h30 às 20h30: Palestra de encerramento “Shakespeare e a economia”. com Dr. Gustavo Franco. Em seguida (20h30 – 21h30): Lançamento do livro: FRANCO, Gustavo H. B. Shakespeare e a economia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. Local: Solar do Rosário, Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico de Curitiba.

Durante evento, o autor é analisado por diversos pontos de vista, inclusive o econômico

Fonte: Rodrigo Juste Duarte