Abertas inscrições para exposição de fotos

A exposição de fotografias sobre o Reino Fungi é uma iniciativa do projeto de Intervenção no Ensino Fundamental e dá prosseguimento às atividades de pesquisa na região do Vale do Ribeira. Não é preciso ser profissional para inscrever as fotografias. Segundo a professora Christiane Gioppo, coordenadora do projeto, “basta ter gosto e sensibilidade pela fotografia da natureza”.

Uma comissão irá selecionar 15 fotografias, que farão parte da exposição na Sala Arte & Design, no edifício Dom Pedro I, no complexo da Reitoria. A exposição de fotografias de fungos das categorias decompositores, parasitos e simbiontes ocorrerá entre 26 de outubro a 6 de novembro. Durante a exposição, será lançado o livro infanto-juvenil ‘Decompondo o Saci’, resultado das pesquisas do projeto, que discute o mito e sua relação com os cogumelos venenosos.

Para inscrever fotos é necessário encaminhar um e-mail para cgioppo@yahoo.com solicitando regulamento completo e ficha de inscrição. A seleção das fotografias se dará inicialmente com a versão virtual de cada fotografia. Cada participante poderá inscrever até três fotografias. Cada foto deve conter fungo ou cogumelo, título, texto indicando local da foto, nome do fungo, do autor da foto, contatos do participante e especificações do tamanho do arquivo, resolução, técnicas e efeitos. Os inscritos deverão ainda assinar um consentimento para divulgação das fotografias em forma virtual e impressa. As imagens selecionadas deverão ser impressas para a exposição.

Projeto

O projeto Ensino de Fungos já gerou três pesquisas publicadas em diferentes veículos científicos, e agora está trabalhando com a divulgação dos resultados. Os resultados das pesquisas indicaram que os estudantes têm uma visão bastante negativa sobre os fungos e os professores, de forma geral, passam rapidamente sobre tal conteúdo ou, em alguns casos não trabalham com o tema em função dessa repulsa.

Outro resultado indica também que uma visão ingênua sobre o papel dos fungos no ambiente está relacionada à visão mítica que apresenta os cogumelos relacionados a fadas e duendes. Assim, para ampliar os conhecimentos do público em geral sobre fungos, as pesquisadoras do projeto propuseram a exposição de fotos de fungos, visando participação e interação com a população.

Durante a exposição, será lançado o livro

Fonte: Lais Murakami (com informações da Coordenação do Projeto Fungos)