Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

A verdade sobre a flexibilização de jornada: Reitoria reafirma compromisso com 30h

É totalmente falso o boato de que a Reitoria da UFPR determina jornada de 40 horas semanais aos servidores técnico-administrativos. Na verdade, provando sua transparência e respeito pelos servidores, a atual Reitoria foi a responsável, em âmbito administrativo, pela implantação e encaminhamento da proposta de flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

“Como podem nos acusar de sermos contra as 30 horas? É uma acusação leviana e irresponsável que não condiz com o tratamento democrático e respeitoso que sempre demos aos servidores. Fomos nós que implantamos as 30 horas, em parceria com os representantes dos servidores técnico-administrativos e com o aval dos Conselhos Superiores da UFPR”, afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho.

As unidades que desejam ter flexibilização de jornada (30 horas) devem encaminhar um processo à comissão específica que trata do tema, de acordo com as exigências estabelecidas no ano de 2011, elaboradas em parceria com membros do Sinditest, dos Conselhos Superiores e da Administração da UFPR.
A jornada de 30 horas ainda só não está implantada em toda a UFPR porque várias unidades não encaminharam o pedido de regulamentação da flexibilização para análise da comissão que trata do assunto, indicada pelo Conselho Universitário (COUN). Este trâmite é obrigatório para a autorização das 30 horas. A comissão avalia se as unidades atendem aos critérios objetivos e transparentes e define onde há amparo legal para a adoção da flexibilização da jornada. “A UFPR quer implantar a flexibilização (30 horas) de forma segura, que respeite os limites legais e não traga prejuízos aos servidores. Por isso, os pedidos precisam ser encaminhados para análise, que deve ser cuidadosa” salientou o Reitor.

Conquista histórica

A flexibilização da jornada para 30 horas foi uma conquista histórica implantada na UFPR, pela atual gestão da Reitoria, com responsabilidade e respeito tanto à lei quanto à ética. A proposta foi construída, em 2011, com os conselhos superiores, em parceria com os representantes dos servidores técnico-administrativos. Esta proposta, segundo a reitoria, garante mais qualidade de vida e oportunidades de aperfeiçoamento constantes para os servidores da UFPR.

Planejamento evita problemas

O reitor da UFPR esclarece que a flexibilização está ligada a uma mudança de cultura institucional e à adequação do período de atendimento da universidade às necessidades da comunidade. A aplicação da flexibilização a todos os servidores de forma indiscriminada e sem atender critérios legais pode colocar em risco toda a conquista das 30 horas e também os dirigentes, chefias imediatas e servidores participantes. É fundamental alertar que os responsáveis podem ser multados ou mesmo serem obrigados a devolver valores recebidos, caso haja irregularidades no processo. Por isso, a flexibilização deve estar atrelada ao planejamento das unidades.

30 horas e o sistema de controle de frequência

O novo sistema de controle de frequência não impede a implantação da flexibilização de jornada (30 horas). Este novo método apenas troca as desgastadas folhas ponto, por um sistema online. O novo sistema foi desenvolvido na UFPR, por técnicos do Centro de Computação Eletrônica (CCE) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Ao invés do servidor registrar a sua frequência assinando diariamente as folhas individuais, marcando sua entrada e saída, agora este mesmo servidor apenas fará isso em seu computador, de forma muito mais segura, online e usando login e senha que usa normalmente em seu e-mail, explicou Edson Flávio, diretor do CCE.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...