A UFPR se despede de Glaci Zancan

Uma vida dedicada ao ensino foi o legado mais importante que a professora Glaci Zancan deixou em sua atuação de 37 anos ininterruptos na UFPR. Quando foi homenageada com o título de Professor Emérito da instituição, em 31 de maio de 2006, afirmou que homenagem prestada “é uma lembrança porque fui professora a vida toda. É tudo o que sei fazer e fico feliz por esse reconhecimento”.

Ela iniciou sua carreira na UFPR como pesquisadora no ano de 1960 e trabalhou na instituição até se aposentar em 2003, para não ser apanhada pela aposentadoria compulsória. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tendo feito doutorado na mesma instituição, a professora e pesquisadora Glaci Zancan dedicou toda sua vida à UFPR.

Durante muitos anos a professora, que não se casou, nem teve filhos, também atuou na SBPC – Sociedade Brasileira para Desenvolvimento da Ciência. Foram vários anos no Conselho da instituição, depois quatro anos na vice presidência e mais quatro na presidência da entidade que congrega pesquisadores de todo País, a nata da ciência no Brasil. Além da SBPC, ela também foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, coordernadora da Escola Brasileiro-Argentina de Biotecnologia e membro de diversos conselhos científicos.

Na UFPR – Apesar dos inúmeros compromissos externos à UFPR, nunca deixou de atuar na graduação. Foi também importante na pós-graduação como co-fundadora do programa em Bioquímica, em 1965, tendo formado 24 mestres e doutores que atuam na UFPR e nas melhores instituição do país, entre os quais, prêmios paranaenses de Ciência e Tecnologia. A professora Glaci foi também coordenadora da Pós-Graduação em Bioquímica e Chefe do Departamento de Bioquímica. Publicou importantes documentos sobre políticas públicas, artigos em jornais e de divulgação científica. Sempre praticou o espírito crítico que conduz ao crescimento científico. De acordo com o professor Mário de Oliveira Branco Filho, relator do parecer que aprovou o título para a professora Glaci, “sua vida é um exemplo de dedicação à UFPR ao pesquisa e ao saber”.

Professora Glaci Zancan
Foto: Isabel Liviski