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A partir de 1º de agosto de 2016, servidor precisará de senha nova para ligações telefônicas externas à UFPR

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A partir de 1º de agosto, o usuário de telefonia fixa só poderá fazer ligações externas à UFPR utilizando a nova senha. A nova senha poderá ser obtida na intranet.ufpr.br, clicando no módulo “TELEFONIA” e depois em “CLIQUE AQUI”. As senhas antigas serão desabilitadas no dia 31/07/2016. Nesta mesma página, o usuário também deverá cadastrar o(s) seu(s) ramal(is), de onde normalmente faz as ligações.

O novo sistema de gestão do uso das suas linhas telefônicas, implantado pela Pró-Retoria de Administração da UFPR, tem três objetivos, além de economizar recursos para investi-los em outras áreas importantes e cumprir às determinações dos órgãos de controle federais, a Universidade pretende aprimorar suas ferramentas de gestão pública, em todas as áreas. A nova ferramenta também garante sua inclusão no “Projeto Esplanada Sustentável”, iniciativa do Governo Federal prevista no Decreto nº 8540/2015 que objetiva racionalizar o uso de energia elétrica, água e telefone em todos os órgãos da União.

O Sistema de Controle de Gastos com Telefonia Fixa foi desenvolvido pela Divisão de Sistemas de Informática no Centro de Computação Eletrônica (DSI/CCE/PRA).

Com a nova ferramenta, a UFPR poderá inclusive obter relatórios mensais das ligações efetuadas ou recebidas em todas as suas centrais telefônicas;, afirma o gestor do Projeto, Aldemir Junglos,assessor da PRA/UFPR.

O novo sistema também possibilitará melhor gestão e manutenção das senhas de cada servidor

COMO ACESSAR AS LINHAS:

O servidor precisará de uma senha na intranet da UFPR para acessar as linhas telefônicas. A partir de 1º de agosto, a atual senha será cancelada e só serão aceitas as novas senhas adquiridas na intranet. Para isso, no portal www.intranet.ufpr.br, o servidor acessará o módulo “Telefonia” para obter a nova senha, que é de uso individual e exclusivo, e que terá de quatro a sete dígitos gerados pelo sistema.

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As ligações telefônicas só serão liberadas para ramais da própria UFPR.As senhas serão necessárias para a realização de quaisquer ligações externas, tanto para telefones fixos como para celulares.No caso das ligações por meio de Discagem Direta Internacional – DDI o servidor deverá solicitar a liberação por meio de ofício à Pró-Reitoria de Administração, com conhecimento do diretor (a) da unidade onde atua.O usuário deve sempre utilizar os código das Operadoras Embratel (021) para Curitiba e OI (014) para centrais fora de Curitiba.

Para que os colaboradores da UFPR (terceirizados, estagiários, seniores, bolsistas etc) tenham acesso à Telefonia da UFPR para ligações externas, sua chefia (servidor) deverá solicitá-las via Oráculo (https://cce.ufpr.br/portal/protocolo-de-atendimento/), informando o nome, email da UFPR, cpf, unidade e cargo do colaborador. Para fazer ligações com a nova SENHA, digite: *72* SENHA #0 (zero), e o número desejado. Código de Operadora: Se você ligar de Curitiba ou da Região Metropolitana, utilize 021 (Embratel). Se ligar dos campi fora de Curitiba, utilize o 014 (OI). Os critérios para o uso racional dos serviços de telefonia estão descritos na Ordem de Serviço Nº 003/2016, no site da PRA (www.pra.ufpr.br)

BASE LEGAL:

Além da legislação federal que normatiza o tema, especialmente Decreto nº 8540/2015, a UFPR adota como base legal do novo sistema a Ordem de Serviço nº 003/2015/PRA (http://www.pra.ufpr.br/portal/ordens-de- servicos/), que orienta os usuários e define limites mensais de gastos com telefonia: por exemplo, o usuário que ultrapassar o valor R$ 50,00 e não justificar esta despesa deverá recolher o excedente ao Tesouro Nacional por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Mensalmente serão emitidos relatórios dos telefonemas, e, caso necessário, poderão ser encaminhados à chefia imediata.

COLABORADORES DA UFPR (TERCEIRIZADOS, ESTAGIÁRIOS, SENIORES, BOLSISTAS, …)
Para que o Colaborador da UFPR tenha acesso a Telefonia da UFPR para ligações externas, sua chefia (Servidor) deverá solicitá-las via ORÁCULO (https://cce.ufpr.br/portal/protocolo-de-atendimento/), informando o nome, email da UFPR, cpf, unidade e cargo do colaborador.

Para fazer ligações com a nova SENHA, digite: *72* SENHA #0 (zero), e o número desejado.

Código de Operadora: Se você ligar de Curitiba ou da Região Metropolitana, utilize 021 (Embratel). Se você ligar dos campi fora de Curitiba, utilize o 014 (OI)

Os Critérios para o uso racional dos serviços de telefonia estão descritos na Ordem de Serviço Nº 003/2016, no site da PRA

http://www.pra.ufpr.br/portal/ordens-de- servicos/

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