A ação internacional das universidades em pauta na UFPR

O encontro será realizado no Hotel Alta Reggia e reunirá os assessores de relações internacionais das diversas universidades brasileiras, sejam federais, estaduais e municipais, comunitárias ou particulares, além de observadores convidados interessados na internacionalização das instituições de ensino superior.

Realizado em Maceió, o último encontro do FAUBAI reuniu mais de cem associados. Os temas giram em torno da cooperação científico-tecnológica, intercâmbios estudantis e interação cultural.

A palestra de abertura, às 19 horas do dia 17, será ministrada pelo Conselheiro Alessandro Candeas, Assessor de Relações Internacionais do Ministro da Educação, que abordará o tema ‘Relações Internacionais e o Papel das Universidades – Perspectivas Brasileiras”. Nos dias 18, 19 e 20, a programação tem espaço durante todo o dia, das 8h às 12h e das 14 às 18

horas com a realização de seis mesas-redondas.

Ainda durante a realização do Seminário da FAUBAI em Curitiba será apresentado o “Sistema Integrado de Relações Internacionais da UFPR”, modelo que vem apresentando excelentes resultados desde 2003 quando foi implantado na instituição.

“Ele foi implantado no segundo ano da primeira gestão do reitor Carlos Moreira Júnior com o objetivo de ampliar a cooperação científico-tecnológica, a mobilidade acadêmica – com ênfase no intercâmbio estudantil, e a interação cultural”, explica o professor Antonio Carlos Gondim, assessor de Relações Internacionais da UFPR. “Na época, tínhamos 62 acordos com universidades estrangeiras e hoje já são 95. Ou seja, o sistema trouxe uma ampliação muito forte nesses últimos quatro anos.”

Gondim explica que anteriormente existia apenas a Assessoria de Relações Internacionais na Reitoria. Hoje, além dela, há mais 28 pessoas cuidando da gestão das relações internacionais da UFPR entre assessores setoriais e seus suplentes, o delegado assessor do Grupo Montevidéu, o coordenador do UIMA – Unidade de Interculturalidade e Mobilidade Acadêmica, o coordenador de Relações Institucionais e um representante da Procuradoria Jurídica Federal.

“Os assessores setoriais e seus suplentes são os pontos focais das relações internacionais”, esclarece. “São eles que entram em contato direto com os assessores das áreas de interesse nas universidades estrangeiras. Isso deu uma capilaridade às relações, fazendo com que haja uma maior visibilidade da própria UFPR e facilitando o contato acadêmico internacional. A Coordenadoria de Relações Institucionais registra e acompanha todas os acordos de cooperação assinados pelo reitor tanto nacionais como internacionais e a Procuradoria Jurídica aprecia todo este fluxo fechando o processo de assinaturas.”

ALGUNS NÚMEROS – “Computando 95 acordos vigentes – cada um com seu coordenador e seu suplente – já são 218 participantes da gestão internacional da UFPR”, comenta Gondim. “Também precisamos somar 200 estudantes da UFPR participantes de intercâmbios anualmente e mais ou menos outros 200 alunos estrangeiros nos campi da UFPR. Isso sem falar nos professores e técnicos envolvidos. Como temos 4 mil estudantes/ano que se formam, esses 200 que vão ao exterior correspondem a 5% do total. Ou seja, uma média bem acima da nacional que fica em torno de 1%.”

Segundo explica o assessor de relações internacionais, também participam do sistema os chamados professores embaixadores de países e/ou temas. “São aqueles professores que têm contato com as universidades estrangeiras e fluência na língua e na cultura daqueles países atuando como embaixadores nas nossas relações”, conclui.

Confira os temas e participantes de cada uma das mesas-redondas do FAUBAI

•Mesa I – A Internacionalização das Universidades Brasileiras – Novas Perspectivas para a Inserção Internacional – mesa dos reitores onde será abordado o processo de internacionalização das universidades. Foram convidados os presidentes das associações de reitores: ANDIFES, ABRUC, ANUP, CRUB. Moderador: Reitor Carlos Augusto Moreira Júnior/UFPR

•Mesa II – A Internacionalização das Universidades Brasileiras – A Contribuição dos Ministérios – mesa dos embaixadores e assessores internacionais dos ministérios da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia do Itamaraty. Moderador: Ministro Sérgio Couri, diretor do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná.

•Mesa III – O Papel das Agências Brasileiras no Processo de Internacionalização das Universidades – Mecanismos de Apoio e de Avaliação – mesa dos presidentes da CAPES, FINEP, CNPq e Secretaria de Ensino Superior do MEC discutirá o papel das agências nacionais no processo.

•Mesa IV – O Papel das Agências Internacionais na Cooperação para o Desenvolvimento e para o Intercâmbio Acadêmico – mesa com os diretores de agências como o DAAD – Agência da Alemanha, Fulbright – dos EUA, Edufrance, Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Conselho Britânico.
•Mesa V – ASSUNTO 1 – A Gestão das Atividades Internacionais nas Instituições de Ensino Superior – Experiências com Intercâmbio, Cooperação, Duplo-diploma e Co-tutela – mesa com os representantes das assessorias internacionais das universidades do Chile, Portugal e Espanha discutirá a gestão das atividades internacionais nas universidades. ASSUNTO 2 – Modelos de Escritórios e Assessorias de Relações Internacionais – mesa que reunirá assessores internacionais do Brasil, México e Alemanha.
•Mesa VI – ASSUNTO 1 – Diálogo Intercultural: A Formação de Espaços Regionais de Cooperação – Espaço Sul-Americano, Espaço Ibero-Americano e Europeu, Espaço Interamericano, Espaço Ásia, África e Oceania.

achada do Prédio Histórico da UFPR
Foto: arquivo