Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Universidade de Lisboa discutem formação de aliança

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca (o 2º, da esq. para a dir.), recebeu o reitor António Serra (centro) na recepção à comitiva da Universidade e Lisboa.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu hoje o reitor e o vice-reitor da Universidade de Lisboa, respectivamente António Manuel da Cruz Serra e Luis Manuel dos Anjos Ferreira. Eles discutiram a possibilidade de formação de uma aliança entre as duas organizações, em várias áreas.

Serra disse que, entre outras possibilidades, a Universidade está interessada em receber estudantes brasileiros nos seus cursos de mestrado e de doutorado. “Uma Universidade deve ser cosmopolita, na medida do possível. Nós temos toda a disposição de trabalhar com o Brasil pela qualidade das suas universidades e também pela facilidade do idioma”, disse o reitor, que também estava acompanhado da adminstradora da organização, Ana Maduro.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que há grande interesse entre alunos  e professores da UFPR de formar aliança com a Universidade de Lisboa. “Esta parceria é muito importante para nós. Nossa relação com Portugal é ótima. Esperamos poder aprofundar as ótimas relações que temos com a Universidade”, disse, ao lado do  diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, que sinalizou o interesse de uma aproximação com a Universidade de Lisboa na área de inclusão.

Reconhecimento mundial

A UFPR e a Universidade de Lisboa já tiveram várias aproximações . O próprio reitor Ricardo Marcelo Fonseca, visitou a Universidade em 2011, quando palestrou em um evento internacional na área de Direito. No mesmo evento, ele dialogou com professores da instituição.

Neste ano, o professor português David Rodrigues – referência internacional na área de educação inclusiva – ministrou a palestra “Desafios da Inclusão” na UFPR. Ele falou sobre as experiências de Portugal no campo da inclusão. Participou, ainda, de reunião com a professora Denise de Camargo, do Programa de Pós-Graduação da UFPR, para definir um grupo de pesquisa internacional voltado ao tema.

A Universidade de Lisboa foi fundada em 1911 e é uma das maiores da Europa, com 50 mil alunos. Possui reconhecimento mundial pela qualidade do ensino e por suas pesquisas. Por este motivo, a organização tem sido procurada frequentemente por universidades brasileiras para a formação de parcerias.

 

 

 

Sugestões

Reunião do Conselho Universitário da UFPR sobre calendário acadêmico é adiada devido a problemas técnicos
A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada hoje,...
UFPR abre concurso com 54 vagas para 22 cargos de nível técnico e superior
A UFPR publicou nesta segunda-feira (29/04) edital de concurso público para o preenchimento de 54 vagas...
UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...