Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Palotina ganha novo terreno com 250 mil m²

Além de novos prédios e terrenos já doados, Setor Palotina contará também com área para fazenda experimental - FOTO: Marcos Solivan

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu a doação de mais um terreno da Prefeitura do município, no oeste do Paraná. Na área, será construída uma Fazenda Experimental.

Com 250 mil metros quadrados, o local beneficiará os cursos de graduação tanto para pesquisas quanto para convênios entre a Universidade e empresas. Para o diretor do Setor, Elizandro Pires Frigo, a expectativa é que este novo complexo traga mais tecnologia e desenvolvimento. “Assim daremos um retorno a esta comunidade extremamente agrícola. Nós tínhamos várias parcerias que necessitavam de uma área de campo, e que não poderiam ser desenvolvidas aqui dentro do Setor. Agora será diferente”, acredita o diretor.

A fazenda será construída em local estratégico, ao lado do Colégio Agrícola e de uma empresa de pesquisas em agronegócios. “Ali é uma área estratégica, que tem recebido investimento do Governo do Estado. Para o munícipio é importante esta doação, pois significa mais educação para nossa região e ficamos muito felizes em fazer parte disso”, afirma o prefeito, Jucenir Stenzler.

Para o aluno de Agronomia, Henrique Plácido, o novo espaço só vem a somar com a área de pesquisas da Universidade. “A gente tem aquela boa formação teórica, mas a prática é de suma importância. Meu curso, por exemplo, tem uma parceria com produtores para não deixar de fazer a parte experimental; agora, com a fazenda, poderemos potencializar muito a pesquisa”, diz o estudante.

Além da área doada para a fazenda experimental, somente em 2014, foram doados mais dois outros locais. Um voltado à construção de moradia estudantil e outro para uma incubadora tecnológica. “Nosso Setor tem a felicidade de estar em um município que investe em educação e, mais, faz parte de uma Universidade que acredita na educação no interior do Paraná”, confia o diretor Frigo.

Por Alexandra Fernandes

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...