Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus da UFPR em Jandaia do Sul é marco na interiorização do ensino

Prefeito Dejair Valério assina escritura de terreno para UFPR - Foto: Marcos Solivan

Quase dez anos após a implantação do campus em Matinhos, a Universidade Federal do Paraná dá mais um importante passo no processo de interiorização, com o início das atividades do Campus Avançado de Jandaia do Sul. As primeiras turmas já começaram o ano letivo e, no dia 14 de fevereiro, em Jandaia do Sul, foi assinada a escritura de doação do terreno de 240 mil metros quadrados onde será construído o novo campus.

Na solenidade de assinatura, na Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul, o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho recebeu do prefeito Dejair Valério homenagem pelos esforços na instalação do campus da Universidade no município. “Estamos formalmente recebendo a doação de uma área que será o futuro da Universidade no Norte do Paraná”, declarou Zaki Akel. Nos próximos dois anos, a UFPR vai investir R$ 44 milhões para a construção de prédios, salas de aulas e laboratórios.

Até lá, os novos alunos de Jandaia do Sul terão aulas na Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan). Em um esforço da Administração Central e da Comissão de Implantação do campus, professores e técnicos administrativos concursados já tomaram posse e salas de aula, laboratórios e biblioteca já estão preparados para os 250 novos alunos.

Vice-Reitor fala aos calouros em Jandaia do Sul - Foto: Marcos Solivan

Durante o período em Jandaia do Sul, o reitor e o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari proferiram a Aula Magna aos calouros do campus avançado. “Vocês têm um papel histórico. Serão sempre a primeira turma de Jandaia do Sul. Enfrentem as dificuldades com energia, força, vibração e raça. Este é um projeto para o futuro do Paraná, pois a UFPR veio para ficar, com a mesma excelência acadêmica de todos os cursos da Universidade”, disse o reitor. Mulinari ressaltou a importância dos novos integrantes da instituição: “uma universidade verdadeira é feita com bons alunos e bons professores – e nós temos os melhores para fazer uma grande Universidade”.

Campus Avançado
O município de Jandaia do Sul está localizado na mesorregião Norte Central Paranaense, a 384 quilômetros de Curitiba. Possui população de 20 mil habitantes, mas a criação do campus na cidade deve atender dois milhões de habitantes dos 28 municípios que compõem o Vale do Ivaí.

Instalações do Campus Avançado de Jandaia do Sul - Foto: Marcos Solivan

O novo campus começou as atividades com os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação, cada um com 50 vagas. Todas as vagas foram preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...