Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Extensão, cultura e mobilidade marcam as comemorações de maio do centenário da UFPR

Oficinas de extensão nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria
Oficina de extensão nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria

Nos dias 19 e 20, as comemorações de maio dos 100 anos da UFPR contaram com uma agitada programação de final de semana. No sábado, 19, o pátio da Reitoria chamou a atenção da comunidade para conhecer projetos de extensão de diversas áreas da Universidade, além de assistir apresentações artísticas. Entre os estandes mais visitados, estavam o do Projeto Floresta- Escola, do curso de Engenharia Florestal, onde os alunos ofereciam oficinas que buscam mostrar a influência da floresta no dia a dia das pessoas e no meio urbano.

Outro projeto de destaque foi de Medicina Veterinária, no estande de Controle de Zoonoses e Educação em Guarda Responsável. Entre os objetivos do projeto, estão a orientação, palestras e capacitação, com a intenção de conscientizar a população sobre guarda e cuidados com animais de estimação. De acordo com o aluno Pedro Teider, o projeto está gerando retorno e parcerias em Curitiba e São José dos Pinhais. Pedro também fez o convite ao evento “Amigo Bicho”, que será realizado no próximo dia 2, no Parque Barigui. Lá, haverá doação e microchipagem gratuita de animais, para a qual é necessário que o dono leve um comprovante de residência, RG e CPF. O reitor Zaki Akel Sobrinho compareceu ao evento, e enfatizou a importância da extensão na UFPR. “Queremos que a extensão tenha a mesma valorização dentro da UFPR que a do Ensino e da Pesquisa, e mostrar a integração entre as três”, afirmou. “Também temos como objetivo trazer a comunidade externa, e cumprir o papel da universidade com portas abertas.”

Passeio ciclístico nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria
Passeio ciclístico nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria

Bicicletada
No domingo, foi realizada a Bicicletada da UFPR. O passeio, que saiu do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, circulou pela Ciclofaixa e passou pelas ruas João
Negrão, Mal Deodoro, Ermelindo de Leão, Avenida do Batel, Cel Dulcídio e pelo campus Batel. O aluno Juliano Lamur, da licenciatura em música, que anda de bicicleta frequentemente, acredita que o evento é importante para contribuir para o fortalecimento do movimento dos ciclistas em Curitiba, e que o ano do centenário é um momento propício para essas ações promovidas pela UFPR.

O coordenador do projeto Ciclo Vida José Carlos Belotto, afirma que a Bicicletada é um momento de estimular o uso da ciclovia, e o projeto Ciclo Vida busca fazer várias ações, pesquisas e eventos, e fazer da UFPR o núcleo dessas discussões. O evento serviu também para afirmar os investimenos feitos pela UFPR em meios de transporte alternativos e a promoção da sustentabilidade. “O Intercampi, projetos como a Carona Solidária e o Motorista Amigo, a instalação de paraciclos com vigilância são exemplos dessas ações”, comentou o vice-reitor Rogério Mulinari. “Devemos ainda buscar o apoio da cidade e valorizar as ciclofaixas. A bicicleta deve ser promovida ─ é um meio de transporte barato e sustentável e permite fazer amigos”, conclui.

Veja a reportagem da UFPRTV:
http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=21488302

Camila de Souza Faria, sob orientação de Ana Paula Moraes

Oficinas de extensão nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria
Oficina de extensão nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...