Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

As especializações e MBA compreendem o que se conhece como pós-graduação lato sensu.

Os cursos de especialização da UFPR tem, em sua maioria, a duração de 1 (um) ano. Há cursos gratuitos e cursos pagos, sendo que para estes pode-se pleitear uma bolsa de estudos, que consiste na isenção de quaisquer taxas. Para obter o certificado, o aluno deve cumprir todas as disciplinas obrigatórias do curso, obter o mínimo de 75% de frequência por disciplina e aproveitamento mínimo de 70% no conjunto das avaliações realizadas.

Alguns cursos fazem exigências superiores a esse mínimo, ficando sob responsabilidade do aluno buscar a informação junto à coordenação do curso sobre os critérios de aprovação e obtenção do certificado. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser realizado sob a forma de artigo ou monografia, a ser definido pela coordenação do curso. Ao aluno que entregar o TCC e o tiver aprovado, caberá o certificado de especialista; já ao aluno que cumprir todos os créditos, com aprovação, mas não entregar o TCC, caberá o certificado de aperfeiçoamento.

Conheça os Cursos de Especialização da UFPR

Os cursos que vem abrindo turmas estão disponíveis na página da PRPPG. As especializações da UFPR não seguem um calendário único como as graduações, podendo começar suas atividades em qualquer mês do ano, de janeiro a dezembro. Por esse motivo, a PRPPG sugere aos interessados em ingressar nas especializações que visualizem os cursos, no link supracitado, e, caso se interessem por algum, entrem em contato com a coordenação do curso de interesse, através do telefone que está relacionado. Somente a coordenação pode informar corretamente as datas de inscrição, datas e critérios de seleção, aulas, dias da semana, valores, critérios de seleção de bolsistas, entre outros.