Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR divulga site da Reunião Anual da SBPC

A Universidade Federal do Paraná divulgou o acesso dos públicos ao site oficial do evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que irá sediar em julho de 2023. O canal, que traz informações a respeito das programações, editais e eixos do evento, contempla ainda espaço a respeito da Universidade, e da cidade de Curitiba.

Os públicos poderão acompanhar as atualizações e notícias sobre a SBPC, ao longo da programação e realização do evento. Tanto a SBPC Jovem, quanto a SBPC Cultural trarão notícias a respeito de suas propostas, assim como pela Programação Científica.

O site também traz canais de relacionamento, contatos e acesso às redes sociais oficiais.

Inscrições

As inscrições para a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, estão abertas. O tema desta edição é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 13 de julho. Todas as informações estão disponíveis no site do evento.

Podem ser submetidos trabalhos em todas as áreas do conhecimento, por estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes de Ensino Superior, pesquisadores e outros profissionais, estudantes e professores da Educação Básica ou Ensino Profissionalizante.

As atividades da Reunião Anual, como conferências, mesas-redondas, painéis, atividades culturais, exposições e atividades para estudantes do ensino básico e/ou técnico, são de acesso livre e gratuito. Porém, devem se inscrever para o evento os que pretendem submeter um trabalho para a Sessão de Pôsteres, ou obter o certificado online de participação geral (sem carga horária e sem descrição das atividades), mediante credenciamento no evento. Se o participante também desejar receber o material da RA (programação impressa, bolsa e crachá) ou matricular-se nos webminicursos, também precisará formalizar sua inscrição.

O valor da inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 300,00, dependendo da categoria do inscrito. Quem desejar submeter trabalhos para a Sessão de Pôsteres, o prazo é dia 27 de março, ou enquanto houver vagas.

Seguindo o tema central da 75ª Reunião Anual, a Comissão de Programação Científica já definiu os tópicos que serão discutidos nas conferências, painéis e mesas-redondas. Entre os assuntos a serem abordados estão as “Mudanças climáticas e a descarbonização da economia”; “ Riscos climáticos em áreas urbanas”; “Construção de instituições  e cultura política democráticas”; “Direito à educação: melhoras no processo de ensino-aprendizagem na educação básica”; “Desafios e mudanças no ensino superior”; “Cultura: preservação, criação e acesso”; “Ciência Básica e os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”; “Inclusão social e diferentes dimensões das desigualdades “; “Fome”; “Desafios para infraestrutura de pesquisa em todas as áreas”; e “Desarmamento da população”, além de outros que podem ser propostos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...