Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR institui comissão para regulamentar teletrabalho na instituição

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está discutindo a viabilidade de implantação do teletrabalho na instituição por meio do Programa de Gestão, regido pela Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020, do Ministério da Economia. A análise é feita junto a uma comissão instituída para elaborar a proposta de regulamentação do programa no âmbito da universidade.

A normativa do governo federal disciplina o exercício de atividades na modalidade de teletrabalho, em que o cumprimento da jornada regular pode ser realizado fora das dependências físicas do órgão, em regime de execução parcial ou integral, para realização de atividades que sejam passíveis de controle e que possuam metas, prazos e entregas previamente definidos e, ainda, que não configurem trabalho externo, dispensado o controle de frequência nos dias em que a atividade laboral seja executada nessa modalidade.

A comissão responsável por estudar o tema e avaliar a viabilidade de institucionalização do teletrabalho deve também elaborar o texto base para a normativa. No momento, o grupo está na fase de estudos de viabilidade e das opções técnicas disponíveis para a adoção da proposta.

Segundo  o pró-reitor de gestão de pessoas, Douglas Ortiz Hamermuller, entre as motivações da UFPR para a implementação do programa na instituição estão: a economia de recursos e a melhoria na produtividade. “Além disso, visamos à qualidade de vida dos nossos servidores, que também resultará em melhor rendimento e eficiência para a universidade”.

Os próximos passos incluem a realização de uma minuta de normatização do Programa de Gestão na UFPR, a adequação de uma ferramenta de tecnologia apropriada à mensuração da execução de atividades e a definição de quais grupos e unidades devem participar do Programa de Gestão neste primeiro momento.

De acordo com a Portaria UFPR nº 856, a comissão tem o prazo de 60 dias para apresentar a proposta de regulamentação, prorrogáveis por igual período. Após a conclusão da minuta inicial, o grupo deve realizar uma consulta pública remota, apresentando-a para a comunidade interna e esclarecendo eventuais dúvidas. Em seguida, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) pretende elaborar um processo de capacitação para os participantes do programa.

A comissão é presidida pelo pró-reitor de gestão de pessoas, Douglas Ortiz Hamermuller, e integrada por representantes da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFPR (CIS/PCCTAE), da Progepe, da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic), da  Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi Avançados (Integra/UFPR) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR).

 Trabalho remoto x Programa de Gestão

O  trabalho remoto é uma situação emergencial e não permanente para que o profissional realize o seu trabalho de casa. É possível adotar um regime de modelo híbrido ou de rodízio de trabalho, no qual o servidor pode passar alguns dias trabalhando remotamente. Essa modalidade foi empregada devido à pandemia de Covid-19 e, atualmente, ainda é possibilitada aos servidores que apresentarem autodeclaração, conforme os temos da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90 e da Portaria 836/2021/REITORIA.

O teletrabalho, modalidade permitida pelo Programa de Gestão, permite o cumprimento das atividades laborais fora das dependências físicas do órgão, de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos. As atividades abrangidas pela modalidade devem ser passíveis de controle e possuir metas, prazos e entregas previamente definidas, levando em conta a produtividade para que seja possível a dispensa do controle de frequência. Por isso, nem todas as atividades são compatíveis com o teletrabalho. A adesão ao Programa de Gestão é voluntária e não se constitui em direito adquirido.

Acesse aqui a Instrução Normativa Nº 65, de 30 de julho de 2020.


Foto de destaque: Mart Production /Pexels

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...