Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lamenta o falecimento da professora Maria Berenice Reynaud Steffens

Foto: arquivo pessoal

É com grande pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento da professora Maria Berenice Reynaud Steffens, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, ocorrido no último sábado (17/07), por complicações ocasionadas pela Covid-19, aos 58 anos.

Com graduação em Ciências Biológicas, doutorado e pós-doutorado em Ciências – Bioquímica, todos na UFPR, era docente desde 1996.

Berenice é descrita como uma pessoa doce, agradável, humana, muito atenciosa com todos e fiel defensora da UFPR. O professor Edvaldo da Silva Trindade, diretor do Setor de Ciências Biológicas (SCB), lembra que Bere, como carinhosamente era chamada por alunos e colegas de trabalho, teve uma trajetória brilhante na universidade e parte precocemente, em um momento muito produtivo de sua vida. “Fazendo alusão ao Teatro, nos dá a sensação de que foi retirada de cena uma atriz renomada, no meio de sua melhor atuação, em sua melhor fase e em uma peça super importante”.

Na graduação, atuou em disciplinas para os cursos de Medicina e Nutrição. Chefiou o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, entre 2003 e 2006, foi coordenadora da Pós-graduação em Bioinformática, de 2013 a 2015 e, atualmente, coordenava o Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica, conceito nível 7 da Capes. Além disso, foi membro do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) e do Conselho Universitário (Coun).

Participou, desde o início da carreira, do Núcleo de Fixação de Nitrogênio (NFN), grupo de pesquisa com reconhecimento nacional e internacional, para o qual teve contribuição fundamental.

Mais recentemente, desenvolveu o projeto Museus Viajantes, em parceria com o curso de Design e com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O objetivo é divulgar em escolas públicas e eventos educacionais as pesquisas desenvolvidas pelo NFN.

“Particularmente, eu tive o privilégio de conviver com ela, de forma mais próxima, nas nossas discussões para os Conselhos Superiores da UFPR. Sua postura foi sempre exemplar. Sempre foi firme e conciliadora, mas com retidão aos princípios éticos e em defesa da Ciência e da UFPR. Por mais que realmente estejamos calejados por esse longo período de pandemia e tantas perdas, é impossível não ficarmos muito tristes com a perda de uma colega tão querida, tão dedicada e tão humana, como era a Berenice. Ela representava claramente a garra, a dedicação e a paixão pelo Setor de Ciências Biológicas e pela UFPR”, completa Trindade.

A coordenação do curso de Medicina também expressa o reconhecimento pelo trabalho da docente. “Professora Bere era brilhante cientista, incansável e muito dedicada em tudo que fazia. Foi e sempre será um grande exemplo de ética e uma inspiração para todos que a cercavam. Sua gentileza e simpatia seguirá na memória de todos”.

A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...