Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

CREA-PR concede Láurea ao Mérito à professora Ana Sofia de Oliveira

A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira foi contemplada, na última quarta-feira (6), com a Láurea ao Mérito concedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento tecnológico do Estado e do País.

Ana Sofia, que também é coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia na UFPR, foi a única mulher honrada com a Medalha do Mérito 2019. A medalha recebida pela engenheira metalurgista é concedida para reconhecer a contribuição do profissional para o desenvolvimento do estado e do país em termos econômicos, culturais, acadêmicos, científicos, técnicos, classistas, políticos, ambientais, éticos ou sociais.

Da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea Paraná, a homenageada é a Engenheira Metalurgista Ana Sofia Climaco Monteiro de Oliveira. Foto: CREA-PR

“Senti-me muito prestigiada quando o CREA lembrou do meu nome e das atividades por mim desenvolvidas. Foi emocionante ser selecionada entre tantos profissionais que existem no estado e ainda mais emocionante quando soube que a indicação partiu de um ex-aluno da UFPR que hoje é conselheiro do CREA”, avalia a professora. Para ela, é muito importante que haja reconhecimento do trabalho que a universidade realiza para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país para além dos muros da própria instituição.

Currículo

De origem portuguesa, Ana Sofia é formada em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, e realizou doutorado na área na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná desde 1994 e também como pesquisadora visitante em Universidades de Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Na Federal do Paraná é responsável pelo Laboratório de Manufatura Aditiva e Engenharia de Superfícies, e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, coordenando diversos grupos de pesquisa, além já de ter sido coordenadora de dois Programas de Pós-graduação. Atuou na formação direta de mais de 130 alunos de graduação, orientou mais de 60 trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, tem mais de 300 publicações científicas e tecnológicas, quatro patentes, seis capítulos de livro e quatro materiais didáticos. Ana Sofia foi também diretora fundadora Associação Brasileira de Metalurgia e Mineração – Seção Paraná.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...