Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inova Session: representantes de grandes empresas falam da importância de parcerias para a inovação

Nesta quinta (7/11) aconteceu a abertura do Inova Session 2019, evento organizado pela Agência de Inovação da UFPR em parceria com a multinacional Clarke Modet. O tema deste ano é “Inovação Aberta: Conexões que Transformam” e os organizadores focaram em trazer especialistas em negócios para compartilhar experiências de sucesso e falar sobre a importância de parcerias entre empresas e instituições como as universidades.

Palestra-auditório - Abertura Inova Session 2019 - foto: André Filgueira
Abertura Inova Session 2019 – foto: André Filgueira

O fechamento do evento acontece nesta sexta (8/11) com o Inova Session Night, com conversas com Eduardo Lopes, Diretor do Estação Hack, representando o Facebook e, Lucas Nogueira, Head de Inovação da Inovabra Habitat, a noite conta também com apresentação musical da banda Scooper. O credenciamento das 18h às 18h30 – Campus Jardim Botânico, auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Todo o evento foi gratuito.

Segundo a Agência de Inovação, as grandes corporações tem percebido que para inovar é importante estabelecer conexões, não estando totalmente dependentes de suas equipes de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). “A Inovação Aberta transforma organizações e potencializa resultados, as empresas podem contar com fontes externas, tais como: universidades, fundações, Ongs, startups ou pequenas empresas para alavancar seus projetos”, explicam os organizadores.

O primeiro dia contou com dois painéis, participaram do bate-papo representantes da Checkmob, Clarke Modet, GRPCOM, Johnson & Johnson e Klabin e no segundo Ambev, Grupo Boticário, Caterpillar, iFood e Roit Consultoria e Contabilidade.

Durante a manhã o Diretor Geral da Clarke Modet, multinacional líder em propriedade intelectual, Claudio Castanheira ministrou uma Master Class com o tema “Criando valor com Propriedade Intelectual: Patentes e Desenho Industrial”.

À noite, o evento recebeu representantes do Nubank, empresa fundada em 2013 que trouxe uma nova concepção de banco, focada na experiência online, foram apresentadas as carreiras na startup. Em 2018 o Nubank se tornou a terceira empresa brasileira a alcançar o que se chama no mundo corporativo de “unicórnio”, ao atingir a avaliação de preço de mercado no valor de 1 bilhão de dólares.

O segundo dia segue com painéis com representantes das empresas Olist, Pieracciani, Renault do Brasil, Votorantim e Campestrini no primeiro painel e representantes da Bosch, Cinq Technologies, Mondelez International, Nubank e Pipefy, no segundo.

Sugestões

Reunião do Conselho Universitário da UFPR sobre calendário acadêmico é adiada devido a problemas técnicos
A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada hoje,...
UFPR abre concurso com 54 vagas para 22 cargos de nível técnico e superior
A UFPR publicou nesta segunda-feira (29/04) edital de concurso público para o preenchimento de 54 vagas...
UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...